Topo

Surfista brasileiro tem orelha rasgada após perrengue em Nazaré; veja

Catarinense Vinicius dos Santos surfa Nazaré desde 2018 - Hélio Antônio
Catarinense Vinicius dos Santos surfa Nazaré desde 2018 Imagem: Hélio Antônio

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/12/2021 15h23

Vinicius dos Santos, surfista catarinense que concorreu ao 'Oscar' de ondas gigantes de 2021, passou por um perrengue em Nazaré, palco das maiores ondas do mundo, em Portugal. O brasileiro de 31 anos foi surpreendido por sua própria prancha, que havia quebrado ao meio, e acabou tendo a orelha rasgada por conta do impacto -veja o resultado mais abaixo, no fim da matéria (a imagem é forte).

O acidente aconteceu ontem (15), duas semanas após a sua chegada em Nazaré, em uma onda não tão grande como as que havia surfado em dias anteriores.

"Na terça-feira [14] peguei minha primeira onda da temporada em Nazaré depois de ter quebrado duas pranchas e muitos dias tentando. No dia seguinte, peguei uma onda menor e ela quebrou na minha prancha, que voou na minha cabeça. Rasgou a minha orelha, atravessou o outro lado, quebrou a cartilagem e também me deu uma contusão na cabeça", contou em entrevista ao UOL Esporte.

Onda surfada por Vinicius na última terça (14), um dia antes do acidente - David Herzg - David Herzg
Imagem: David Herzg

Vinicius dos Santos —que tem surfado todas as ondas de Nazaré na remada, sem o auxílio do jet-ski— explicou que, por conta do corte, precisou passar por uma cirurgia para a reconstrução da orelha.

"Tive que vir para o centro de saúde para ver o machucado e minha orelha teve que ser reconstruída, porque quando se corta a orelha é muito difícil de ligar os pontos. Eu saí de ambulância de Nazaré e fui para o hospital em Alcobaça, só que lá não faziam esse tipo de ponto. E aí me mandaram para um cirurgião em Leiria", disse o surfista.

Vinicius está afastado por pelo menos uma semana, mas a previsão de ondas grandes para perto do Natal pode alterar os planos. "Tive que fazer tomografia e estou pelo menos uns oito dias afastado. Estou sob observação. Mas se der ondulação gigante, quem sabe eu vou com ponto e tudo", acrescentou Vinicius em tom de brincadeira - mas nem tanto.

Nazaré ainda tem algo de muito bom reservado pra mim nessa temporada. Só vou embora quando meu trabalho aqui tiver feito, quando eu tiver agarrado à onda que estou imaginando aqui, a onda da minha vida, e o trabalho continua

Mais perrengue

As ondas fortes de Nazaré quebraram algumas das pranchas de Vinicius dos Santos - Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos - Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos
As ondas fortes de Nazaré quebraram algumas das pranchas de Vinicius dos Santos
Imagem: Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos
Dias antes, Vinicius dos Santos já havia passado por outro sufoco nas ondas de Nazaré. Ele ficou preso na roupa inflável - usada para subir com mais facilidade para a superfície - e passou um bom tempo embaixo d'água prendendo a respiração.

"Fiquei preso embaixo da minha roupa de borracha; a onda bateu na minha cabeça e me jogou pra dentro da roupa, lá embaixo d'água, e eu fiquei nesse sufoco de tentar escapar dessa prisão de tirar minha cabeça de dentro da roupa, embaixo d'água. Quando eu finalmente consegui, puxei o dispositivo de inflar e demorei bastante ainda para conseguir subir. Quando subi, veio uma outra onda quebrar na minha cabeça e minha prancha estava partida em duas", lembra.

Finalista do Big Wave Awards

Vinicius dos Santos teve a orelha rasgada após onda surfada em Nazaré - Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos - Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos
Imagem: Arquivo pessoal/Vinicius dos Santos
Vinicius dos Santos foi um dos cinco representantes do Brasil no Red Bull Big Wave Awards de 2021, prêmio considerado o Oscar das ondas grandes promovido pela Liga Mundial de Surfe (WSL). Por uma bomba surfada no dia 22 de fevereiro (veja o vídeo abaixo), ele concorreu em três categorias: Maior Onda na Remada, Onda do Ano e Surfista do Ano.

Natural de Florianópolis, Vinicius começou a surfar com três anos e se tornou um especialista em surfe de onda grande na remada. Entre as principais conquistas da carreira, foi finalista do Campeonato Mormaii Big Wave Challenge na Praia do Cardoso, em Santa Catarina, apresentado pela WSL, em 2018.