Topo

Com Chumbo e Maya, brasileiros são indicados a Oscar de ondas gigantes

Lucas Chumbo surfa onda gigante em Nazaré, em 29 de outubro de 2021 - Hugo Silva
Lucas Chumbo surfa onda gigante em Nazaré, em 29 de outubro de 2021 Imagem: Hugo Silva

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/10/2021 14h47

Lucas Chumbo, Maya Gabeira, Vinícius dos Santos, Raquel Heckert e Michelle dês Bouillons são os representantes do Brasil no Red Bull Big Wave Awards de 2021, considerado o Oscar das ondas gigantes promovido pela Liga Mundial de Surfe (WSL). Eles concorrem em diferentes categorias por bombas surfadas em Nazaré e Jaws, palcos das maiores ondas do mundo.

Uma premiação de 350.000 dólares será distribuída em quatro categorias: Onda do Ano, Maior Onda na Remada, Maior Onda de Tow-In e Surfista do Ano. Os vencedores serão anunciados no Red Bull Big Wave Awards Show, dia 29 de outubro de 2021.

O ex-BBB Lucas Chumbo concorre na categoria Maior Onda de Tow-In (quando o surfista é puxado por um jet-ski) por uma bomba surfada no dia 29 de outubro de 2020. É a mesma que pode dar a ele o posto de surfista que surfou a maior onda da história - que até aqui pertence a outro brasileiro, Rodrigo Koxa, com uma marca de 24,38m.

Já Maya Gabeira, além de concorrer à maior onda de tow-in, também marca presença na categoria "Onda do Ano", concedida para quem demonstrar o nível de surfe em ondas grandes mais avançado e comprometido surfando a onda inteira até a sua finalização com sucesso. Ela pegou a onda em 5 de fevereiro deste ano.

Vale lembrar que é de Maya o recorde de maior onda já surfada por uma mulher, com 22,4 metros de altura. A marca foi alcançada em Nazaré, em Portugal, em 11 de fevereiro de 2020.

Michelle dês Bouillons, assim como Maya, também está presente na disputa por tow-in, além de "onda do ano". Ela surfou uma bomba em Nazaré no dia 22 de fevereiro e está na briga pelo Oscar.

Vinicius dos Santos e Raquel Heckert são os representantes brasileiros na categoria Maior Onda na Remada, com ondas e Nazaré e Jaws, respectivamente. Eles também estão indicados ao prêmio de Onda do Ano.

Chumbo, Maya, Vinícius, Raquel e Michelle também concorrem ao prêmio Surfista do Ano, que é concedido ao melhor e a melhor surfista de ondas grandes, conforme suas performances ao longo dos últimos 12 meses, nas ondas surfadas que foram capturadas em vídeo ou foto.