Topo

Fórmula 1

Fórmula 1: Verstappen bate no fim, e Hamilton faz pole na Arábia; veja grid

Piloto da Red Bull, que estava 0,3 segundo mais rápido que o britânico, bateu na última curva do circuito de Jeddah  - Reprodução/Twitter
Piloto da Red Bull, que estava 0,3 segundo mais rápido que o britânico, bateu na última curva do circuito de Jeddah Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/12/2021 15h02Atualizada em 04/12/2021 19h29

O dia foi de caos para Max Verstappen (Red Bull) no treino classificatório do GP da Arábia Saudita, realizado na tarde de hoje. O holandês, que briga com Lewis Hamilton (Mercedes) pelo título da temporada da Fórmula 1 e superava o tempo do rival no Q3, bateu na última curva e perdeu a pole position para o britânico (assista ao momento abaixo).

De quebra, o jovem de 24 anos viu Valtteri Bottas (Mercedes) ficar atrás do parceiro de equipe e, com isso, vai largar na 3ª posição na prova de amanhã da F1 (veja o grid completo abaixo).

A etapa foi marcada pela alternância de líderes durante as três sessões - ao menos cinco pilotos chegaram a ficar no topo. Além do holandês, Carlos Sainz (Ferrari) foi outro piloto que chegou a tocar nos muros do circuito de Jeddah.

O UOL Esporte resumiu o que foi o treino que definiu o grid da corrida de amanhã. Confira abaixo:

Hamilton livre

Pouco antes de a sessão começar, a FIA anunciou que Hamilton não será punido em função de dois problemas ocorridos no treino livre realizado nesta manhã.

O britânico virou alvo dos comissários por, supostamente, não ter respeitado uma bandeira amarela e por impedir Nikita Mazepin (Haas) de continuar uma volta em alta velocidade.

De acordo com o órgão, o primeiro ato se deu por uma confusão dos fiscais da pista, que sinalizaram a bandeira amarela de maneira equivocada. Sobre o incidente envolvendo o piloto da Haas, a FIA afirmou que houve falha na comunicação com a equipe sobre o alerta da aproximação do adversário. Hamilton, portanto, não sofreu qualquer tipo de penalidade.

Q1

A primeira parte da sessão teve todos os pilotos de pneus macios e alternância de líderes. Verstappen ficou pro cinco minutos com o tempo mais rápido, mas foi superado por Hamilton.

Pouco tempo depois, Sainz surpreendeu e desbancou o britânico, colocando a Ferrari na ponta - Valtteri Bottas (Mercedes), no entanto, recolocou a Mercedes no topo com 1:28.057. O finlandês teve problemas com o carro na volta seguinte e precisou ir aos boxes mais cedo.

No fim, coube a Sergio Pérez (Red Bull) registrar a melhor volta e terminar o Q1 em 1°, com tempo de 1:28.021.

Os cinco piores colocados e consequentemente eliminados foram: Latifi, Vettel, Stroll, Schumacher e Mazepin.

Q2

Já com a maioria dos "sobreviventes" usando pneus médios, o Q2 começou com a Red Bull dominante: Verstappen foi o primeiro piloto a baixar o tempo de 1:28.000, mas viu Pérez ficar no topo pouco depois.

O primeiro incidente do treino se deu com Sainz, que por volta da metade da sessão, rodou na estreita pista de Jeddah. Por sorte, o espanhol não viu o seu carro colidir forte com o muro, mas precisou parar por conta dos pneus - ele não conseguiu fazer uma nova volta.

Já nos segundos finais da sessão, Hamilton desbancou os carros da Red Bull e cravou 1:27.712.

Os cinco pilotos a seguir ficaram fora do Q3: Ricciardo, Raikkonen, Alonso, Russell e Sainz.

Q3

Hamilton foi o primeiro piloto a deixar os boxes e, em sua primeira volta rápida, derrapou e quase acabou no muro. Pouco depois, o britânico virou 1:28.035 e superou o parceiro Bottas.

Verstappen, no entanto, caprichou e fez 1:27.653, quase 0,5 segundo acima do rival. Enquanto isso, o finlandês da Mercedes voltou para a 2ª posição.

Na última chance dos pilotos, Hamilton virou 1:27.511 e superou o holandês. Enquanto isso, Verstappen fazia uma volta quase perfeita e, com 0,3 segundo de vantagem, caminhava para superar o britânico.

O que era para ser uma festa da Red Bull virou pesadelo em um piscar de olhos. Isso porque o holandês, na última curva, perdeu o controle do carro e tocou no muro. Ele ficou em 3°, atrás de Bottas. Leclerc e Pérez fecharam o top 5.

Veja como ficou o grid de largada:

  1. Lewis Hamilton (Mercedes)
  2. Valtteri Bottas (Mercedes)
  3. Max Verstappen (Red Bull)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Sergio Pérez (Red Bull)
  6. Pierre Gasly (AlphaTauri)
  7. Lando Norris (McLaren)
  8. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  9. Esteban Ocon (Alpine)
  10. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
  11. Daniel Ricciardo (McLaren)
  12. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
  13. Fernando Alonso (Alpine)
  14. George Russell (Williams)
  15. Carlos Sainz (Ferrari)
  16. Nicholas Latifi (Williams)
  17. Sebastian Vettel (Aston Martin)
  18. Lance Stroll (Aston Martin)
  19. Mick Schumacher (Haas)
  20. Nikita Mazepin (Haas)

Fórmula 1