Topo

Sergio Pérez lamenta falta de pilotos sul-americanos na Fórmula 1

Sergio Pérez em evento promocional da Red Bull na Cidade do México na quarta-feira - Red Bull
Sergio Pérez em evento promocional da Red Bull na Cidade do México na quarta-feira Imagem: Red Bull

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2021 16h00

O piloto da Red Bull Racing, Sergio Pérez, lamentou a falta de pilotos sul-americanos na Fórmula 1. Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (11), dias antes do GP de São Paulo, o mexicano ainda falou sobre o que ele precisa para brigar pelo título na próxima temporada e avaliou seu desempenho neste ano.

"Eu acho que é uma combinação de várias coisas. Não é fácil deixar tudo para trás, sua vida, sua infância. No meu continente, por exemplo, demorou um tempo para termos alguns competidores", disse Checo. O piloto mexicano é o único representante latino americano na F-1 — o Brasil, por exemplo, tem seu representante apenas nos pilotos de testes da categoria: Pietro Fittipaldi na Haas.

Correndo pela Racing Point na temporada passada, Pérez terminou o campeonato de pilotos na 4ª posição, com 125 pontos. Hoje, com quatro corridas a serem realizadas, ele ocupa a mesma colocação, mas já está com 165. Na opinião dele, o resultado até o momento é fruto do trabalho realizado por ele e sua equipe.

"No meu ponto de vista é muito trabalho, preparação e horas gastas com os engenheiros do time para melhorar a velocidade do carro. Estava um passo atrás no ano passado, mas as coisas estão dando certo nessa temporada. Nessas últimas quatro corridas quero estar no pódio toda semana", afirmou.

Pérez tem 31 anos e só venceu dois GP's na sua carreira: o GP de Sakhir, em 2020, e o GP do Azerbaijão, neste ano. Ele passou pela Sauber, McLaren, Force India e Racing Point antes de integrar a Red Bull Racing.

O grid de largada do GP de São Paulo vai ser definido com uma corrida sprint às 16h30 deste sábado. A prova completa acontece no domingo (14), às 14h (de Brasília).