Topo

Fórmula 1

O que se sabe sobre o estado de saúde de Michael Schumacher

Michael Schumacher comemora vitória no GP da China de 2006 em Xangai -
Michael Schumacher comemora vitória no GP da China de 2006 em Xangai

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/09/2021 12h49

O site Race Fans publicou ontem (8) algumas frases de Corinna, esposa de Michael Schumacher, que estarão no documentário sobre o heptacampeão da Fórmula 1 produzido pela Netflix. A obra será exibida a partir de quarta-feira (15).

De acordo com o portal, Corinna afirmou que o alemão "está aqui", mas de maneira diferente. Além disso, ressaltou que todos da família sentem falta de Michael.

Schumacher sofreu grave acidente enquanto esquiava na estação de Meribel, nos Alpes Franceses, no dia 29 de dezembro de 2013. Ele bateu a cabeça em uma pedra e, mesmo de capacete, entrou em coma. Desde então, sua família optou por manter o estado de saúde de em sigilo.

O UOL Esporte listou alguns acontecimentos que indicam o estado de saúde de Schumi. Confira:

Após sofrer o acidente, Schumacher ficou internado no Hospital de Grenoble, na França, até o dia 16 de junho de 2014. Depois disso, foi transferido para continuar o processo de reabilitação em Lausanne, na Suíça - onde permaneceu até 9 de setembro daquele ano.

No mesmo dia 9, a assessora de imprensa do ex-piloto, Sabine Kehm, afirmou à imprensa que Schumacher estava deixando o hospital para continuar o tratamento em sua casa, também na Suiça, em Gland.

A recuperação de Michael vai ocorrer em sua casa. Considerando as severas lesões que ele sofreu, ele teve um progresso durante os últimos meses e semanas. Ainda há, entretanto, uma caminhada longa e difícil pela frente. Queremos mostrar nossa gratidão a todo o time do CHUV Lausanne pelo competente trabalho. Nós pedimos que a privacidade da família de Michael continue a ser respeitada e que as especulações sobre seu estado de saúde sejam evitadas

Sabine Kehm

No dia 2 de janeiro de 2019, data que antecedia o 50º aniversário de Schumacher, a família do alemão publicou um comunicado afirmando que estavam fazendo de tudo para ajudá-lo na recuperação.

"Estamos muito felizes em comemorar o aniversário de 50 anos de Michael amanhã com vocês e obrigado do fundo dos nossos corações que possamos fazer isso juntos. Vocês podem ter certeza de que ele está nas melhores mãos e que estamos fazendo tudo o que é humanamente possível para ajudá-lo. Por favor, entendam se estamos seguindo os desejos de Michael e mantendo um assunto tão sensível como a saúde, como sempre foi, em privacidade. Ao mesmo tempo, agradecemos muito a sua amizade e desejamos a você um ano saudável e feliz", diz a carta.

A última atualização antes das declarações Corinna foi divulgada no dia 9 de setembro de 2019. De acordo com o jornal francês Le Parisien, Schumi foi levado ao Hospital Europeu Georges-Pompidou, em Paris, para ser submetido a transfusões de células-tronco com o objetivo de se obter uma ação "anti-inflamatória sistêmica".

Na época, especialistas afirmaram que o procedimento era "totalmente experimental". O médico francês Philippe Menaché, responsável pelo tratamento do ex-piloto, afirmou no dia 11 de setembro daquele ano que não se tratava de algo experimental.

Mick Schumacher, piloto da Haas na Formula 1 e filho de Michael com Corinna, também estará no documentário produzido da Netflix. Eles vão detalhar os cuidados que o ex-piloto recebe e sua rotina após o acidente.

Fórmula 1