Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 lança novo carro para a próxima temporada da categoria

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 11h12

A Fórmula 1 lançou hoje o novo carro para a temporada de 2022 da categoria. Um modelo em tamanho real foi apresentado no evento "F1 One Begins" e depois na pista de Silverstone, onde o GP da Grã-Bretanha será disputado neste final de semana.

O carro incorpora as normas do novo regulamento técnico, que passa a valer a partir do ano que vem. A ideia da Fórmula 1 é aumentar a competitividade e as ultrapassagens nas corridas.

Uma das principais mudanças está no aerofólio traseiro, que é menor em relação ao utilizado atualmente. Uma imagem da peça já havia sido vazada ontem. O novo carro também tem rodas maiores, de 18 polegadas.

"Interessante, é bem diferente do que estamos acostumados", disse Max Verstappen, da Red Bull, líder do Campeonato Mundial de 2021. "É uma nova era. Vai ser incrível para os fãs", afirmou Lewis Hamilton, da Mercedes, vice-líder do Mundial.

A apresentação do carro aconteceu em um evento com ares futuristas, que mostra como a Liberty Media, responsável pela Fórmula 1, trata o produto. Essa foi a primeira vez na história da categoria que um carro de uma próxima temporada foi mostrado.

"Hoje é um dia empolgante para o esporte. As regras criarão as condições para corridas mais competitivas, com mais ultrapassagens", disse Stefano Domenicali.

Pilotos - Divulgação/Fórmula 1 - Divulgação/Fórmula 1
Pilotos da temporada 2021 da Fórmula 1 posam ao lado do carro que será usado em 2022
Imagem: Divulgação/Fórmula 1

As principais mudanças no carro

  • Asa traseira menor
  • Novo design de nariz e asa dianteira
  • Roda de 18 polegadas
  • Volta das calotas nas rodas
  • Aumento da porcentagem de biocomponentes no combustível
  • Chassis que absorvem mais energia no momento das batidas

Fórmula 1