Topo

Fórmula 1

F1: atrapalhado por Vettel, Alonso perde classificação e se revolta

Sebastiam Vettel pede desculpas a Fernando Alonso após bloqueio no Q2 do classificatório para o GP da Áustria - Reprodução/Twitter
Sebastiam Vettel pede desculpas a Fernando Alonso após bloqueio no Q2 do classificatório para o GP da Áustria Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2021 12h33Atualizada em 03/07/2021 13h40

Fernando Alonso, da Alpine, vinha fazendo bom treino classificatório para o Grande Prêmio da Áustria e tinha boas chances de se classificar para o Q3, parte final e decisiva da qualificação. No entanto, acabou recebendo um "presente de grego" ao ser bloqueado pelo aniversariante, Sebastian Vettel, que completa 34 anos hoje, e acabou ficando pelo caminho.

Em manobra entre as curvas nove e dez, durante sua volta mais rápida, o espanhol foi atrapalhado por Vettel, que ficou em seu caminho, bloqueando sua passagem. Pelo rádio, Alonso esbravejou logo após o ocorrido.

Depois do treino, mais calmo, Alonso lamentou a perda da chance de largar em uma boa posição na corrida.

"Acho que perdemos a chance de ser quinto ou sexto no grid, o que seria uma outra corrida. Acho que perdemos a chance de pontuar amanhã, então qualquer penalidade que deem aos outros não será o suficiente", disse Alonso em entrevista ao Sky Sports.

A FIA está analisando o que aconteceu na curva nove. Além de Vettel, Valtteri Bottas, da Mercedes, está sendo investigado por possivelmente estar "muito devagar" à frente. Vettel conquistou o oitavo lugar no grid de largada, mas pode largar atrás caso seja punido.

Após perceber o bloqueio, Vettel acenou, ainda de dentro do carro, para Alonso, em um pedido de desculpas. No rádio, o aniversariante do dia questionou sua equipe por não ter o alertado sobre a volta do espanhol.

"Por que você não me avisou sobre o Alonso?", questionou Vettel ao engenheiro.

Rivais antigos, Vettel e Alonso já tiveram alguns momentos de tensão no passado. Ambos os pilotos eram concorrentes diretos em corridas e no campeonato mundial há alguns anos, o que acirrou a disputa entre eles.

Fórmula 1