Topo

Você lembra desse brasileiro que tretou com CR7, Beckham e, talvez, Messi?

Meio-campista Iriney quando defendia o Granada, da Espanha
Meio-campista Iriney quando defendia o Granada, da Espanha
Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2021 04h00

Iriney Santos da Silva é um ex-meio-campista que jogou muito pouco no futebol brasileiro, mas fez parte de um elenco que é lembrado por muitos.

Continua depois da publicidade

O meia estava no time do São Caetano vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001 — contra Vasco e Athletico, respectivamente — e da Copa Libertadores de 2002, perdendo nos pênaltis para Olimpia-PAR.

Nascido no Amazonas, Iriney chegou ao futebol espanhol no ano seguinte contratado pelo Rayo Vallecano. Permaneceu até 2014 na Espanha, onde defendeu Celta de Vigo, Almería, Betis, Granada e Mallorca.

Conhece essa fera ao lado do brasileiro?

Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Disputando o Campeonato Espanhol, o brasileiro protagonizou desentendimentos com Cristiano Ronaldo e David Beckham.

Continua depois da publicidade
Tive uma discussão forte com o Beckham. Ele tentou pisar no meu pé e tirei uma com ele: 'Ô David, você mora aqui em Madri há 4 anos e não fala uma palavrinha em espanhol, mi amigo?
Iriney Silva, em entrevista aos canais ESPN

Iriney também cobrou o craque português após uma vitória do time merengue, por 4 a 1, sobre o Real Betis. "Já no final, depois de uma jogada de escanteio, o Cristiano Ronaldo tentou o lance que na Espanha chamam de rabona, que é o cruzamento de letra", lembrou.

O técnico deles era o Mourinho, e ele viu que o tempo ia esquentar. Por isso, preparou para substituir o Cristiano pelo Altintop. Só que antes eu falei umas poucas e boas [...]

"Aí ele veio tentando apaziguar. Me deu um abraço e falou: 'Pô, Iriney, você não gosta de futebol bonito?'. E eu respondi: 'Gosto, mas então faz o lance no primeiro tempo, com o jogo empatado. Agora é sacanagem. Está todo mundo put*", completou.

Continua depois da publicidade

Iriney nunca comentou essa jogada, mas quem acha que o brasileiro "chegou, chegando" em Messi neste lance levante a mão!

Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na Europa, Iriney jogou pelo Watford no futebol inglês na temporada de 2013/14. Mas foi na Espanha que somou mais de 333 partidas disputadas — incluindo atuações na La Liga Santander e a La Liga SmartBank (segunda divisão espanhola). Encerrou a carreira em 2016, na equipe La Fiorita, de San Marino.