Topo

Jogadora de Fifa largou carreira para fazer parte de gigante dos eSports

Stephanie Santos, mais conhecida como Teca, foi contratada pela Astralis -- time gigante nos esportes eletrônicos - Arquivo pessoal
Stephanie Santos, mais conhecida como Teca, foi contratada pela Astralis -- time gigante nos esportes eletrônicos Imagem: Arquivo pessoal

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/05/2022 04h00

Stephanie Santos, conhecida como Teca por causa de sua identidade no Fifa, sempre jogou o game por diversão. Começou a fazer lives na Twitch e publicar seus belos gols no modo Ultimate Team nas redes sociais, e chamava a atenção por pegar rankings do nível de jogadores profissionais.

A vida de Teca fora do mundo das lives continuou e ela se dividia entre os games e uma integração com uma empresa na área de comércio exterior que tinha duração de três meses até a efetivação. No entanto, na reta final da conclusão de seu processo no trabalho, a jovem de 25 anos recebeu uma outra proposta quase irrecusável.

Eu estava fazendo um processo de integração em uma empresa de comércio exterior, que foi o que eu estudei. Esse processo demorou três meses, e quando eu estava encerrando a experiência para ser efetivada, acabou surgindo o convite da Astralis e deixei a empresa. Eu sempre tive apoio da minha família, mas dessa vez minha mãe ficou receosa no início, mas depois disse que se era meu sonho eu deveria ir atrás
Teca, em entrevista ao UOL Esporte.

Stephanie estava recebendo convite para se juntar a uma organização dinamarquesa gigante no mundo dos esportes eletrônicos. A Astralis fez história no Counter-Strike: Global Offensive, jogo competitivo de tiro em primeira pessoa (FPS), com diversos títulos, virou referência e passou a ter milhares de torcedores — a organização tem mais de 471 mil seguidores só no Instagram.

Nas palavras de Teca, a Astralis viu nela uma chance de se aproximar do público brasileiro. Atualmente, ela é a única atleta profissional de Fifa da equipe.

"A Astralis é uma empresa gigantesca. Foi incrível saber que tinha um lugar daquele tamanho que estava interessado em mim. Eles tinham acabado de formar uma equipe no Fifa e me escolheram. Eles me falaram que queriam expandir os jogos, já que eles tinham apenas um time de League of Legends e do Counter-Strike. Eles querem estar mais próximo do Brasil", afirmou.

Pioneira dentro do Fifa e conquistas

teca - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Teca foi a primeira mulher a aparecer dentro de um conteúdo do FIFA Ultimate Team
Imagem: Arquivo pessoal

No Fifa 21, Teca quebrou uma barreira e se tornou a primeira mulher a aparecer dentro de um conteúdo do modo Ultimate Team. Quem quisesse mostrar que estava torcendo pela Astralis em uma competição, poderia colocar um banner no estádio virtual com uma foto de Teca ao lado de seus companheiros, e jogar contra um time que eles montaram no Squad Battles — modo offline dentro do UT.

Já no Fifa 22, ela se destacou ainda mais no jogo. Mês passado ela se tornou a primeira mulher a se classificar para uma etapa do Global Series, o circuito competitivo do game. E ela afirma que esses resultados são frutos de seu alto grau de envolvimento com o futebol.

"Sempre gostei de jogar Fifa, é meu jogo favorito. Sempre gostei de futebol, sou corintiana e acompanho todos os jogos, gosto de assistir. O universo do modo Ultimate Team me cativou muito a jogar, me envolvi demais e aprendi muito. Eu sempre fui muito competitiva, e isso aumentou nesse modo, sempre tento dar o meu melhor", concluiu.