Topo

De frase machista a melhor que CR7: Seis declarações de Renato no Grêmio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2021 17h09

A eliminação do Grêmio na fase preliminar da Copa Libertadores colocou um ponto final na trajetória de Renato Gaúcho no Tricolor. No clube desde 2016, o treinador foi demitido hoje (15), após revés por 2 a 1 para o Independiente del Valle.

Além de títulos, como a Copa Libertadores de 2017, Renato colecionou declarações polêmicas ao longo dos cinco anos de clube. De frase machista a comparação com Cristiano Ronaldo, o UOL Esporte separou seis falas marcantes do treinador.

Frase machista

Renato Gaúcho analogia com paquera para questionar posse de bola Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A classificação do Grêmio para a final da Copa do Brasil - após empate sem gols com o São Paulo, no Morumbi - foi palco da mais recente polêmica de Renato Gaúcho. Questionado sobre posse de bola no segundo jogo da semifinal, o treinador fez uma analogia de cunho machista.

"A tua pergunta é boa? Deixa eu te contar uma coisa sobre posse de bola. Minha equipe é objetiva para buscar o gol. Não adianta ficar tocando a bola dentro do próprio campo. Quando meu time tem a bola, é agressivo. A mim, não interessa ter 70% de posse de bola. Vou te contar uma historinha sobre posse de bola. Teve um cara que pegou uma mulher bonita e levou ela para jantar. Levou para jantar a luz de velas, conversou bastante. Saiu do restaurante, foi na boate e ficou até às 5h da manhã com ela. Gastou uma saliva monstruosa. Aí, na boate, chegou um amigo meu, conversou com ela 15 minutos e levou ela para o motel. Entendeu? Se não entendeu outra hora eu explico. Meu amigo ganhou o jogo. Feliz Ano Novo", disse o treinador.

Melhor futebol do Brasil

Renato Gaúcho diz que Grêmio joga o melhor futebol do Brasil Imagem: Fernando Alves/AGIF

Talvez a declaração mais famosa de Renato em sua passagem pelo Grêmio é que seu time "joga o melhor futebol do Brasil". A frase acompanhou o treinador em alguns momentos como, por exemplo, após derrota para o Fluminense, em 2019, pelo Campeonato Brasileiro, mas também virou piada entre os rivais.

"Dar mole a gente sabe que deu, e não pode repetir. Mas isso dá para corrigir. Comprar futebol, ninguém compra. O meu time é o melhor do Brasil. Joga o melhor futebol do Brasil", falou Renato, que completou:

"O meu time é o melhor do Brasil. Tem equipes que jogam bem aqui, um jogo ou dois jogos, mas o meu time joga o melhor futebol do Brasil há dois anos e meio. O mole eu já corrigi e isso é fácil. Pronto. Mas o nosso futebol continua o mesmo. Se o Grêmio tivesse ganho o jogo domingo, o Brasil todo falaria que o Grêmio joga o melhor futebol do Brasil".

"Até grávida faria gol no Grêmio"

Renato Gaúcho critica time após derrota para o Flamengo na Copa Libertadores Imagem: Bruno Baketa/AGIF

A derrota do Grêmio para o Flamengo, por 5 a 0, na Copa Libertadores de 2019 inspirou outra declaração marcante do técnico gremista. Em coletiva após goleada contra o time de Jorge Jesus, Renato afirmou que "até grávida faria gol" no Tricolor.

"Se bobear, uma mulher grávida faria gol no Grêmio. (...) O Flamengo foi muito superior, mereceu ganhar de 5 a 0. Mas todas as chances nós que demos a eles. Foram cinco erros nossos. E eles souberam aproveitar", disse o comandante.

"Até o Stevie Wonder veria pênalti"

Renato Gaúcho reclama do VAR Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Um pênalti não marcado em Jael na vitória do Grêmio sobre o Lanús (ARG) no primeiro jogo da final da Copa Libertadores de 2017 irritou Renato Gaúcho. Segundo o comandante até o cantor Stevie Wonder, que é cego, veria a penalidade.

"Eu vi o lance na TV. Ele (árbitro) olhou, levou o apito na boca, estava a três metros do lance, não estava encoberto. O Stevie Wonder não precisaria do vídeo para dar o pênalti. Até o Stevie Wonder veria o pênalti. A pergunta que eu faço é: Por que não foi usado o vídeo? Foi um pênalti legítimo. Não sei por que não foi dado. Não precisa de vídeo, ninguém estava na frente dele. É o que eu queria saber", disparou Renato.

Melhor que CR7?

Imagem: Jonathan Moscrop/Getty Images

Ídolo do Grêmio tanto como jogador quanto treinador, Renato acredita ser melhor que Cristiano Ronaldo, da Juventus. Portaluppi fez essa declaração pela primeira fez em 2013, em participação no programa "Bem, Amigos", e a repetiu em coletiva antes do confronto contra o Real Madrid pelo Mundial de Clubes de 2017.

"Mantenho. Admiro o Cristiano Ronaldo, é um dos maiores jogadores do mundo. É um grande campeão, todos os anos ele procura quebrar os próprios recordes, admiro muito isso em um jogador. É uma grande pessoa fora das quatro linhas. É muito fácil para vocês (espanhóis) que não me viram jogar elogiar só o Cristiano Ronaldo. Para pegar quem jogou mais, vocês teriam que pegar muitas pessoas que me viram jogar. É a opinião minha. Cada um tem a sua, e ele tem a dele também", falou Renato há aproximadamente quatro anos.

'Xaveco' em Renata Fan

Renato Gaúcho "xaveca" Renata Fan, apresentadora da Band Imagem: Reprodução/Band

Em sua passagem pelo Grêmio, Renato Gaúcho também colecionou trocas de provocações com a apresentadora Renata Fan, torcedora do Internacional. No aniversário de 41 anos da jornalista, porém, o treinador mudou o tom e "xavecou" a colorada.

"Pois acredite. Meus parabéns! Muita saúde! Muita paz! Parabéns pelo seu dia, pelo programa que você apresenta. E parabéns pelos seus pais, que colocaram esta loira no mundo. Denílson, parabéns por estar sempre do lado dela. Eu gostaria de ter esse prazer um dia", disse o ex-jogador.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De frase machista a melhor que CR7: Seis declarações de Renato no Grêmio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol