Topo

Piloto que morreu em Interlagos tinha 'sorriso fácil' em ascensão meteórica

Matheus Barbosa morreu após acidente em Interlagos durante etapa do Superbike Brasil - Reprodução / Instagram
Matheus Barbosa morreu após acidente em Interlagos durante etapa do Superbike Brasil Imagem: Reprodução / Instagram

Leandro Pinheiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/11/2020 04h00Atualizada em 09/11/2020 15h43

Mais uma tragédia abalou a motovelocidade brasileira no último fim de semana. O piloto Matheus Barbosa, de 23 anos, morreu após sofrer forte acidente na tarde de ontem (8), no autódromo de Interlagos, pela quinta etapa do Superbike Brasil. A fatalidade põe fim a uma trajetória de ascensão nas pistas.

Natural de Anápolis-GO, o piloto disputava a sua quarta temporada no campeonato. Ele fazia a estreia na principal divisão de motos 1000cc em 2020 e vinha de três títulos em categorias inferiores nos anos anteriores — nas 300cc (2017 e 2018) e 600cc (2019).

No último domingo, Matheus faleceu depois de perder o controle de sua moto em disputa por posição ainda no começo da corrida. Ele se chocou com uma estrutura de metal posicionada atrás das barreiras de segurança. As atividades na pista foram interrompidas e não houve cerimônia de pódio.

O incidente surpreende os que acompanhavam a trajetória de Matheus Barbosa, principalmente pelo fato da batida ter acontecido em um trecho que não é conhecido por problemas ou quedas em Interlagos. Aos 23 anos, o piloto era visto pelos colegas como "arrojado", experiente apesar da pouca idade, e de talento promissor.

Matheus Barbosa - Reprodução/Motorsport - Reprodução/Motorsport
Imagem: Reprodução/Motorsport
"Ele era um menino de coração muito bom. Um dos mais rápidos com quem já andei. Acelerava demais. Arrojado, sabe?", recorda Marcelo Moreno, que dividiu o box com Matheus por dois anos no Superbike, na equipe Motonil. O piloto se mudou para a Kawasaki em 2018 e na corrida do último domingo estava representando a PCM/PRT.

"Lembro dele sempre muito feliz e positivo. 'Vai dar certo', era uma frase que ele sempre falava, por mais difíceis que estivessem as coisas", completa.

A lembrança vai de acordo com a memória de outros que o acompanhavam. "Brincalhão" e "de sorriso fácil" era a forma como muitos o descreviam no evento.

Leonardo Tamburro, que foi companheiro de Matheus na Kawasaki, relembra a convivência com o piloto, que queria se tornar "o melhor do Brasil".

"Ele [Matheus] era risada o tempo inteiro. Apesar da nossa rivalidade na pista, a gente nunca teve nenhum desentendimento fora. Era um cara que estava sempre sorrindo e divertido", conta.

"Isso [motovelocidade] era a paixão dele e ele queria se tornar o melhor piloto do Brasil. Teve uma evolução muito rápida, foi campeão por todas as categorias que passou. Realmente ele tinha um potencial muito grande", acrescenta Tamburro.

No seu ano de estreia na categoria principal do Superbike, Matheus Barbosa buscava os resultados que o levaram a conquistas em outras divisões nas temporadas passadas. Ele ainda não tinha vencido entre as motos 1000cc.

Em agosto, o piloto havia se mostrado confiante por triunfos no novo grid. "O trabalho está sendo intenso desde o começo do ano, mesmo com a pandemia. Estou bem mais confortável com a equipe em termos de intimidade, pois já estamos há um ano juntos e conseguimos um título. Agora nós vamos novamente em busca de outro", aspirava, em uma entrevista ao site oficial do evento.

Morte é a 5ª em Interlagos em 4 anos

A morte de Matheus Barbosa aumenta o histórico de tragédias da categoria em Interlagos. Esta foi a quinta morte no circuito da capital paulista em quatro anos.

Em maio de 2019, o piloto Danilo Berto morreu depois de acidente durante um aquecimento antes de etapa do Superbike Brasil. Um mês antes, Mauricio Paludete, conhecido como Linguiça, também sofreu acidente fatal na pista. Rogerio Munuera (2018) e Sergio dos Santos (2017) foram outros que morreram em corridas do campeonato em Interlagos.

A temporada passada chegou a ser paralisada por conta dos acidentes, mas retornou após a tomada de medidas de segurança e a formação de uma associação de pilotos, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

No último domingo, a organização do evento declarou que Matheus foi atendido prontamente na pista e que o trecho onde aconteceu o acidente não contava com histórico de acidentes.

Veja o comunicado do Superbike Brasil na íntegra:

Com imensa tristeza o SuperBike Brasil comunica o falecimento do piloto Matheus Barbosa na prova da categoria SBK Pro válida pela 5ª Etapa do Campeonato 2020, realizada neste domingo (08/11) no Autódromo de Interlagos - SP.

O acidente ocorreu na curva da Junção, um trecho com áreas de escape e sem nenhum histórico de acidentes graves. Matheus foi atendido pela equipe médica mais próxima em menos de 60 segundos. Ainda assim, apesar de todos os esforços, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Em respeito ao nosso querido Matheus, e sobretudo a família, todas as atividades do dia foram imediatamente encerradas, as demais provas restantes canceladas e a corrida na qual o acidente ocorreu imediatamente interrompida em bandeira vermelha.

Matheus, natural de Anápolis - GO, era um piloto altamente experiente e com títulos em sua carreira, entre eles de Campeão Brasileiro da SuperSport. Possuía todas as credenciais necessárias como piloto e atendia todos os rígidos protocolos de segurança em vigor. Dentre os mais de 350 pilotos do Campeonato Matheus contava, entre outras características psicológicas, com o mais rápido índice de resposta e reflexo atestado pelos exames psicotécnicos anuais, semelhantes aos realizados na aviação comercial civil.

Cumprindo a legislação a Organização comunicou a Polícia, e todas as medidas relativas a perícia e demais providências estão sendo tomadas.

A prova decorria dentro de todas as condições de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes.

Nesse momento a Organização tem como prioridade dedicar total atenção e suporte a família do Matheus.