Topo

Beisebol: técnico é acusado de gesto nazista, se desculpa e cita covid-19

Ryan Christenson, técnico do Oakland Athletics, da MLB, é acusado de fazer gesto nazista - Reprodução
Ryan Christenson, técnico do Oakland Athletics, da MLB, é acusado de fazer gesto nazista Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 19h15

Um dos técnicos do Oakland Athletics, da MLB (Major League Baseball), a principal liga de beisebol dos Estados Unidos, foi acusado de fazer uma saudação nazista durante partida contra o Texas Rangers. Ryan Christenson ergueu o braço direito na altura do ombro para cumprimentar os atletas de sua equipe. Mais tarde, o treinador e os Athletics se desculparam.

Nas imagens de um vídeo que mostra o gesto de Christenson, o técnico mantém o braço direito erguido para cumprimentar o pitcher Liam Hendricks, que puxa o braço de seu treinador, dobrando o cotovelo de Christenson. O treinador ainda dá risada e volta a esticar o braço.

"Eu cometi um erro e não vou negar. Hoje no banco, eu cumprimentei os jogadores com um gesto que foi ofensivo. No mundo de hoje da covid, eu adotei nosso toque de cotovelo, que fazemos depois de vitórias para criar certa distância com os atletas. Sem intenção, meu gesto resultou em uma horrível saudação racista, que não é a minha crença. O que eu fiz é inaceitável e peço as mais profundas desculpas", diz o comunicado do técnico.

A equipe de Oakland também se desculpou e citou os protestos contra o racismo que se intensificaram nos últimos meses nos Estados Unidos.

"O treinador Ryan Christenson cumprimentou os jogadores com um gesto que pareceu com uma saudação nazista. Nós não apoiamos ou toleramos este gesto ou o sentimento racista por trás disso. Isto é incrivelmente ofensivo, especialmente nestes tempos quando nós, como um clube, e muitos outros estão trabalhando para expor e lidar com as desigualdades racistas no nosso país. Sentimos muito que isso ocorreu em nosso campo de jogo", afirma o time da MLB.