Topo

Jogador italiano de rúgbi se voluntaria como motorista de ambulância

Maxime Mbanda é jogador da seleção italiana de rúgbi - Reprodução/Facebook
Maxime Mbanda é jogador da seleção italiana de rúgbi Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/03/2020 11h31

Com a paralisação do esporte na Itália devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o jogador italiano de rúgbi Maxime Mbanda decidiu ser voluntário como motorista de ambulância no país.

Nascido na Itália e filho de pai congolês, Mbanda atua pela equipe Zebre Rugby e pela seleção italiana do esporte. Ele está trabalhando voluntariamente há oito dias, em turnos de 12 ou 13 horas, para a Associação de Voluntariado de Socorro Sanitário Cruz Amarela, em Parma.

"Enquanto tiver forças, continuarei. Estou lá e fico lá. Enquanto houver emergência, vou continuar", disse à agência AFP.

Mbanda publicou fotos com a equipe com a qual está colaborando e seu novo uniforme no período, além de encorajar jovens que não vivem com idosos ou que tenham doenças que possam colocar na faixa de risco para que colaborem.

"Um conselho: se você é jovem, não vive com idosos ou pessoas com doenças pregressas e não consegue ficar em casa com as mãos atadas, tente fazer uma chamada para a assistência pública da sua cidade", publicou o atleta em sua conta no Instagram.

Com as competições esportivas interrompidas, Mbanda procurou alguma forma com a qual poderia auxiliar e atuou inicialmente com o transporte de máscaras, alimentos e prescrições médicas. Atualmente, seu trabalho é na transferência de pacientes entre um hospital e outro. Ele faz um alerta para que as pessoas não saiam de suas casas.

"Se as pessoas vissem o que eu vejo nos hospitais, não iriam para as filas do supermercado. Pensavam duas ou três vezes antes de sair de casa, ou até para ir correr", alerta.