Topo

Dupla da vela e adolescente são novidade entre indicados ao Brasil Olímpico

Marcus Vinicius d"Almeida tem apenas 16 anos e concorre ao Brasil Olímpico - Raquel Cunha/Folhapress
Marcus Vinicius d'Almeida tem apenas 16 anos e concorre ao Brasil Olímpico Imagem: Raquel Cunha/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 15h59

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou nesta quarta-feira os seis indicados ao Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano (três no masculino, três no feminino). Na temporada 2014, as grandes novidades ficaram pela nomeação de uma dupla, Martine Grael e Kahena Kunze (vela), e de um adolescente quase desconhecido do grande público, Marcus Vinicius D’Almeida (tiro com arco).

Para este ano, o COB implementou algumas mudanças importantes nos principais prêmios do evento. Agora, os campeões foram escolhidos por um júri especializado, e não mais por voto popular. Para não acabar com a participação do público, o Comitê criou o troféu Melhor Atleta do Ano, que rende aos premiados ainda uma quantia em dinheiro. Por fim, o COB resolveu aceitar entre os indicados duplas, para impedir que parceiros concorressem na mesma categoria.

Martine e Kahena despontam entre as favoritas ao prêmio graças a dois títulos importantes: conquistaram o Campeonato Mundial de vela na classe 49erFX e, de quebra, foram eleitas de maneira inédita entre mulheres brasileiras as melhores velejadoras do mundo.

A briga, porém, não será fácil. Martine e Kahena disputam o prêmio feminino do Brasil Olímpico com a nadadora de águas abertas Ana Marcela Cunha, que se sagrou tricampeã da Copa do Mundo de maratona aquática, e a judoca Mayra Aguiar, que somou ao bronze olímpico de Londres-2012 um título mundial em 2014 na categoria dos meio-pesados.

Entre os homens, Marcus Vinicius D’Almeida tem dois veteranos na sua cola. O adolescente de 16 anos, que neste ano surpreendeu ao conquistar uma medalha de prata em uma etapa adulta da Copa do Mundo de tiro com arco, concorre com o ginasta campeão olímpico Arthur Zanetti, vice-campeão mundial neste ano nas argolas, e Tiago Splitter, o primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA.

Os vencedores já estão definidos, mas só serão conhecidos no dia 16 de dezembro, durante evento no Rio de Janeiro.

O COB ainda anunciou nesta quarta-feira os campeões de cada uma das modalidades olímpicas. Veja a lista completa: