Topo

Wada passa a monitorar nicotina e libera álcool para o boliche em 2012

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

27/09/2011 18h00

O comitê executivo da Wada (Agência Mundial Antidoping, sigla em inglês) publicou nesta terça-feira a lista de substâncias e métodos que serão proibidos a partir de janeiro de 2012. A nicotina foi incluída em um programa de monitoramento, enquanto o álcool foi liberado para o boliche e os beta-bloqueadores (uma espécie de antiarrítmicos) para vela, luta e motociclismo.

“A nicotina é um dos vários estimulantes adicionados ao Programa de Monitoramento junto com narcóticos hidrocona e tramadol. Assim mesmo incluiu-se o uso fora de competição dos glucocorticosteróides”, informou a Wada em nota oficial. A entidade com sede em Montréal, no Canadá, justificou a inclusão da nicotina como um plano para “detectar padrões de abuso potencial” e não para perseguir fumantes.

Outra novidade na nota oficial divulgada nesta terça-feira foi a permissão do uso de álcool para o boliche de nove e dez pinos. A decisão atende a um pedido da Federação Internacional da modalidade. A Wada também reviu discussões com algumas entidades e liberou o uso de beta-bloqueadores para o curling, pentatlo moderno, motociclismo, vela e luta.