Topo

Tsonga surpreende e elimina Federer nas quartas de final em Monte Carlo

Valery Hache/AFP
Imagem: Valery Hache/AFP

Do UOl, em São Paulo

15/04/2016 11h37

Jo-Wilfried Tsonga (9º do mundo) protagonizou uma grande surpresa nesta sexta-feira no Masters 1.000 de Monte Carlo (MON). Em duelo das quartas de final, o francês eliminou Roger Federer (3º do mundo) por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-2 e 7-5, em duelo de 2h06min.

Esta foi apenas a sexta vitória de Tsonga sobre o suíço em 17 partidas entre eles no circuito mundial e a segunda de forma seguida. O último confronto entre eles havia acontecido no Masters 1.000 do Canadá em 2014.

O Masters 1.000 de Monte Carlo marcou o retorno de Federer às quadras após pouco mais de dois meses inativos por causa de uma cirurgia no joelho.

Na semifinal, Tsonga enfrentará o vencedor do duelo entre o compatriota Gael Monfils e o espanhol Marcel Granollers que acontece ainda nesta sexta-feira.

Para chegar ao triunfo sobre Federer, Tsonga contou com um bom aproveitamento em seu saque, tendo vencido 73% dos pontos com o primeiro serviço e acertado oito aces.

Nadal avança e Wawrinka destrói raquete

Rafael Nadal (5º do mundo) parece estar voltando à boa forma. Também em duelo das quartas de final nesta sexta-feira, o espanhol não deu chances a Stan Wawrinka (4º). Em apenas 1h17min, fez 2 sets a 0 (6-1 e 6-4) para avançar à próxima fase.

O suíço jogou tão mal e ficou tão irritado com seu desempenho no primeiro set que ele quebrou a raquete com o joelho após um erro bobo.

Em busca da vaga na decisão, Nadal enfrentara neste sábado Andy Murray (2º). O britânico atropelou o canadense Milos Raonic por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-0.

Semifinal de duplas terá duelo entre brasileiros

O sábado marcará o encontro entre dois brasileiros. Na semifinal de duplas, Marcelo Melo/Ivan Dogig vai enfrentar a parceria formada por Bruno Soares e Jamie Murray.

Melo e Dodig venceram Treat Huey/Max Mirniy por 2 sets a 0 (6-4 e 6-4). Soares e Murray bateram Bopanna/Mergea também por 2 a 0 (6-2 e 6-3).