Topo

Bellucci sofre contra 499º do mundo para colocar Brasil na frente na Davis

Fábio Aleixo

Do UOL, em Florianópolis (SC)

18/09/2015 12h36

No duelo entre o número 30 e o 499 do mundo deu a lógica, mas não sem sustos e uma dose de sofrimento. Depois de abrir 2 sets a 0, Thomaz Bellucci permitiu reação de Mate Delic, mas conseguiu fazer 3 a 1 para colocar o Brasil em vantagem de 1 a 0 sobre a Croácia na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, disputado em Florianópolis. As parciais foram de 6-1, 6-4, 3-6 e 6-4, em um total de 2h33 de confronto.

"Os dois sets foram relativamente rápidos, com ele errando muito. Mas a partir do terceiro, ele adotou outra postura, arriscando mais. Mas não achei que em nenhum momento a partida ficou fora de controle. Consegui ficar firme na partida. O aspecto mental acabou sendo fundamental e ele (Delic) não soube lidar bem com a pressão.

Os dois primeiros sets deram a impressão de que Bellucci conseguiria uma vitória muito tranquila. Sem trabalho, impôs seu jogo e não deu nenhuma chance para Delic, que errava em demasia e tinha enormes dificuldades para confirmar seu saque. Em nenhum momento, o brasileiro esteve atrás do marcador. Ao bem da verdade, o vento complicava mais Bellucci do que o tênis desempenhado por Delic.

Escorregão e o início do drama

A tranquilidade que tinha não fez bem a Bellucci, que pareceu relaxar. Sem se importar com isso, Delic tentou crescer na partida e teve sucesso.

Depois de confirmar seu saque no game inicial do terceiro set, o croata conseguiu quebrar o serviço na sequência em um game no qual Bellucci levou um escorregão.

Jogar na frente fez bem ao croata que diminuiu a quantidade de erros e pressionou Bellucci. Jogando pela primeira vez na frente, caminhou sem problemas para fazer 6-3.

No quarto set, o panorama seguiu complicado para o brasileiro que ficou atrás no placar até o oitavo game, quando quebrou Delic, fez 4 a 4 e conseguiu sair do sufoco para encaminhar o triunfo. A torcida ajudou no fim e, com 6-4, Bellucci confirmou o triunfo que poderia ter sido muito mais tranquilo.

Erros em excesso de ambos os lados

Se ficou emocionante a partir do terceiro set, a partida esteve longe de ser um primor técnico. Os dois tenistas erraram muitas bolas fáceis. 

Juntos, Bellucci e Delic cometeram 168 erros não-forçados, sendo 79 d0 brasileiro e 89 do croata.

"As condições de jogo não estavam fáceis, era um vento inconstante que atrapalhava demais. Isso acaba tirando a confiança do jogador e explica este número de erros", disse Bellucci.
 

'O Bellucci é muito bom, e eu senti a pressão'
Mate Delic explicou de forma bem simples porque foi derrotado por Bellucci nesta sexta-feira, mesmo dando um sufoco no brasileiro a partir do primeiro set.

"Ele é um top 30, um grande jogador, com excelentes golpes e saque. Eu dei o meu melhor. Mas a verdade é que esta não é uma temporada muito boa para mim, estou sem confiança e não soube lidar com a pressão nos dois primeiros sets. Depois, melhorei, mas já estava cansado no quarto set".

Programação

Sexta-feira
Thomaz Bellucci  3 x 1 Mate Delic - 6-1, 6-4, 3-6 e 6-4
João Souza x Borna Coric

Sábado
11h - Bruno Soares/Marcelo Melo x Ivan Dodig/Franko Skugor

Domingo
10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
A seguir - João Souza x Mate Delic