Topo

Inconstante e aos berros, Sharapova vira contra romena e avança nos EUA

Do UOL, em São Paulo

27/08/2014 20h14

Era só o primeiro ponto de um duelo que acabaria durando quase três horas, mas Maria Sharapova já dava seus típicos berros a cada bola rebatida. Os gritos seriam constantes na partida, já a postura da russa seria totalmente irregular. Assim, foram precisos mutos berros - primeiro, de raiva; depois, de vibração - para que a ex-número 1 do mundo conseguisse vencer a romena Alexandra Dulgheru, de virada, nesta quarta-feira no Torneio dos Estados Unidos: 2 sets a 1, parciais de 4-6, 6-3 e 6-2.

Assim como na estreia, quando venceu Maria Kirilenko, mas iniciou o jogo sendo quebrada e jogando mal, Sharapova novamente começou devagar. Só conseguiu embalar a partir do sexto game do 2° set, quando obteve uma quebra sobre a rival e partiu para a vitória.

Aliás, quem estava no Arthur Ashe Stadium, a principal quadra do complexo de Flushing Meadows, em Nova York, não só teve que ouvir os gritos de Sharapova: também ouviu a versão original de "Festa no Apê", do cantor Latino, que é romena (se chama Dragostea Din Tei) e foi colocada no som da quadra pelo DJ local.

Nos momentos em que a bola quicava pela quadra, sem o som do DJ, a romena Dulgheru começou surpreendendo: venceu o 1° set quebrando Sharapova por duas vezes, sem se intimidar. Além disso, aproveitou os 22 erros não-forçados da russa no set.

O jogo só mudou no sexto game da segunda parcial, quando Sharapova conseguiu quebrar a rival sem sofrer pontos. Mesmo com 17 erros não-forçados (contra 11 de Dulgheru), conseguiu empatar o jogo.

Na parcial decisiva, Sharapova errou menos (7) e, assim, teve mais tranquilidade para fechar em 6 a 2. Na terceira rodada, pega a alemã Sabine Lisicki , que derrotou a americana Madison Brengle.