Topo

Monteiro bate favoritos, e Brasil leva 2 ouros no Latino-Americano

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

07/04/2008 13h29

A delegação brasileira que disputou o Campeonato Latino-Americano no último final de semana em Santo Domingo, República Dominicana, garantiu duas medalhas de ouro ao país, uma de prata e mais duas de bronze. Thiago Monteiro foi campeão no individual geral, e o time masculino, formado por Monteiro, Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi, também subiu ao lugar mais alto do pódio.

Márcio Rodrigues/Divulgação
Monteiro conquistou dois ouros e uma prata no Latino-Americano em Santo Domingo
NOTÍCIAS DE TÊNIS DE MESA
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS-2008
Na final, Thiago Monteiro, 90º do ranking mundial, superou o dominicano Lin Ju, que aparece na 60ª colocação da lista e já esteve entre os 40 melhores mesa-tenistas do mundo. A vitória veio em seis sets, 4 a 2 para o brasileiro, parciais de 7-11, 11-3, 6-11, 11-8, 11-2 e 11-7. Na semifinal, Monteiro já havia superado outro favorito, o argentino Liu Song, 72º do ranking.

"Ele entrou melhor no jogo, eu fui me adaptando e consegui me superar", analisa Monteiro. "Antes de jogar o Pré-Olímpico, eu me sentia bem, mas depois que joguei o Pré, mesmo tendo classificado, achava que seria duro chegar longe no individual. Hoje [domingo] foi aquele dia em que imaginamos, mas achamos que será duro acontecer. Mas aconteceu!".

A conquista rendeu a Thiago Monteiro uma vaga na Copa do Mundo de tênis de mesa que acontecerá em setembro, na Bélgica. Antes disso, o atleta participará dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, tanto na disputa individual quanto por equipe.

Monteiro ganhou ainda um segundo ouro em Santo Domingo ao vencer a final por conjunto masculino ao lado de Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi. Na decisão, o trio bateu os argentinos Pablo Tabachnik, Liu Song e Gaston Alto por 3 jogos a 1.

A seleção brasileira masculina também está classificada para as Olimpíadas, assim como Mariany Nonaka no individual feminino e Gustavo Tsuboi no masculino.

O Brasil somou mais três medalhas no Latino Americano, todas de Gustavo Tsuboi. Ele foi o terceiro colocado no individual geral, segundo na disputa por duplas masculinas ao lado de Monteiro e também terceiro nas duplas mistas em companhia de Karin Sako. Assim, o país encerrou sua participação com 5 pódios, em segundo lugar no quadro geral de medalhas atrás apenas da República Dominicana.