Altos e baixos

Flamengo volta a vencer no Brasileiro após um mês, e Corinthians se aproxima da zona

Do UOL, em São Paulo Jorge Rodrigues/AGIF

Depois de viver um setembro atribulado, com direito a goleadas contra e a favor na Libertadores, e uma seca de vitórias no Brasileiro, o atual campeão Flamengo parece ter começado outubro voltando aos trilhos. A vitória sobre o Athletico no Maracanã, com bela atuação de Pedro e Everton Ribeiro, devolveu o rubro-negro ao G4 do campeonato.

Outro gigante, porém, voltou a decepcionar. Depois de demitir o técnico Thiago Nunes, o Corinthians ainda não conseguiu se encontrar na competição. O empate insosso e sem gols com o Red Bull Bragantino foi seu décimo jogo sem vitória no Brasileiro. O time tem 14 pontos, apenas dois a mais que o Coritiba, o primeiro na zona do rebaixamento da competição.

Após a 13ª rodada, os clubes vão precisar mostrar a força de seus elencos, já que muitos estarão desfalcados por até três jogos por causa das Eliminatórias para a Copa do Mundo, que começam na quinta-feira (8). Veja a seguir o que de melhor (e pior) acontecem na rodada do fim de semana.

Jorge Rodrigues/AGIF
ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Prass volta ao Allianz com homenagens, mas Ceará perde para o Palmeiras

O goleiro Fernando Prass teve grande recepção ao retornar ao Allianz Parque, agora defendendo o Ceará. A torcida alviverde ergueu um bandeirão com o rosto de seu ídolo, que passou sete anos no Palmeiras e foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil.

Em campo, Prass deve ter deixado os torcedores paulistas com saudade: fez grandes defesas e evitou um placar elástico a favor dos palmeirenses. Mas o Ceará não conseguiu suportar a pressão e acabou derrotado por 2 a 1.

Ler mais

Estou no final da minha carreira, de repente foi meu último jogo no Allianz, no estádio que me traz uma lembrança sensacional. Isso aqui, quando eu tiver oitenta anos, meus filhos vão mostrar para meus netos tudo que vivi aqui. Pena que não tinha a torcida, mas tinham muitos amigos que fiz aqui em sete anos."

Fernando Prass, goleiro do Ceará e ídolo do Palmeiras

Diogo Reis/AGIF

Corinthians mais perto da zona após "show de horrores" contra Bragantino

Um "show de horrores". Foi assim que muitos críticos definiram a partida entre Red Bull Bragantino e Corinthians, no sábado, no interior de São Paulo. O placar terminou zerado, e o gigante paulista, com técnico interino e apatia permanente, agora está cada vez mais perto da zona do rebaixamento.

Mesmo assim, a diretoria alvinegra segue bancando o treinador Dyego Coelho. Segundo apurou o UOL Esporte, a cúpula corintiana culpa os jogadores, e não a comissão técnica, pelos maus resultados recentes. Apoiado por seus superiores, o treinador se mostrou tranquilo após o empate e disse não se sentir pressionado por especulações de outros nomes para assumir seu lugar.

Ler mais

Isso não me incomoda, de maneira alguma. Eu trabalho no dia a dia bem e sem me preocupar com isso. É o dia a dia e o trabalho que vão mostrar nossa evolução. Estamos evoluindo com consciência que a coisa foi proveitosa para colocarmos um lastro de intensidade, de competição nos jogadores."

Dyego Coelho, técnico interino do Corinthians, sobre sondagens a outros treinadores

Kely Pereira/AGIF

Tudo igual

Campeonato chega a 42 empates em 125 jogos

Grêmio 1 x 1 Internacional.
Bragantino 0 x 0 Corinthians.
Botafogo 1 x 1 Fluminense.
Coritiba 1 x 1 São Paulo.
Fortaleza 0 x 0 Atlético-GO.

As cinco igualdades da rodada aumentaram uma curiosa estatística: o Brasileiro agora tem 42 empates em 125 jogos (33,6%).

PEDRO H. TESCH/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Clássicos Gre-Nal já têm mais expulsões que gols em 2020

É um clichê dizer que o clássico Grêmio x Internacional é um jogo "pegado". Mas esse ano o estereótipo encontra respaldo nas estatísticas. Depois do 1 a 1 no sábado, com uma expulsão para cada lado, os rivais gaúchos ostentam uma marca curiosa: os seis clássicos do ano somam mais cartões vermelhos (13) do que bolas na rede (8).

Os agraciados com uma chuveirada precoce foram Musto, pelo Inter, expulso com ajuda do árbitro de vídeo, e Bruno Cortez, pelo Grêmio, que cometeu o pênalti que originou gol de Thiago Galhardo.

Futebol mesmo quem mais jogou foi o gremista Pepê, que também fez gol e foi decisivo pelo segundo clássico seguido.

Ler mais
Pedro H. Tesch/AGIF

Bom pra mim...

O Inter voltou a fazer um gol no clássico após sete jogos de secura contra o maior rival.

Ler mais
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

... melhor pra você

Mas com o empate, o Grêmio chegou ao 11º jogo sem perder pro Inter.

Ler mais
GUSTAVO RABELO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Atlético-MG toma susto, vira, goleia e amplia liderança

Não é exagero dizer que a trupe de Jorge Sampaoli, Keno e companhia é a grande sensação do campeonato. E o jogo de ontem contra o Vasco, o mais movimentado da rodada, mostrou isso mais uma vez.

O golaço de bicicleta de Benítez logo nos primeiros minutos não intimidou o time da casa, que antes dos 40min do primeiro tempo, conseguiu a virada e já vencia por 4 a 1. Ofensivo e insaciável, o Galo de Sampaoli não para de atacar, mesmo com vantagem no placar. Quando os cariocas tiveram um expulso no começo do segundo tempo, as coisas ficaram ainda mais tranquilas para o líder.

Ler mais

Argentino Benítez faz golaço de bicicleta

Medo e delírio em Belo Horizonte

Alessandra Torres/AGIF

O Galo voa...

O Atlético conseguiu sua quarta vitória nos últimos cinco jogos e ampliou a liderança da Série A para cinco pontos de distância ao vice Internacional.

Ler mais
Bruno Haddad/Cruzeiro

... e a Raposa atola.

Já o Cruzeiro, que perdeu para o Cuiabá com um gol nos acréscimos, amarga a vice-lanterna da Série B e já teme um novo rebaixamento.

Ler mais

Última dança?

Com janela fechando na Europa, destaques do BR ameaçam sair

Três das principais ligas europeias (Alemanha, Itália e Espanha) fecham suas janelas de transferência hoje (5). Portugal (amanhã) e Inglaterra (16 de outubro) também vivem seus últimos dias com possibilidade de negociações.

O meia-atacante Pepê é um dos alvos do Porto, e as especulações se intensificaram depois que o gremista foi às redes sociais e postou as palavras "the last dance", a última dança, uma referência à série documental sobre a última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls. Seria uma despedida cifrada? De acordo com pessoas próximas ao jogador, não. Mas as negociações seguem acontecendo.

Já o Palmeiras encaminhou a venda do zagueiro Vitor Hugo ao Trabzonspor, da Turquia. Outros nomes podem carimbar passaporte ao Velho Continente.

Ler mais
Lucas Merçon/Fluminense FC

Fred pede a juiz gol de presente de aniversário e arranca risos de Kalou

Um lance divertido marcou o clássico entre Botafogo e Fluminense no fim da manhã de ontem. O atacante tricolor Fred cabeceou uma bola em direção ao gol, e ela acabou entrando após ser rebatida pelo lateral Kevin, do Botafogo.

No intervalo, Fred pediu ao árbitro Daronco para que o gol fosse credito a si. "O gol foi meu. Subi demais para cabecear aquela bola, foi meu aniversário ontem. Vamos levar essa informação aí pro Daronco que ele vai dar o gol para mim", brincou o camisa 9. Ao abordar diretamente o árbitro com o pedido inusitado, Fred arrancou risadas do alvinegro Kalou.

Apesar dos apelos do aniversariante, Daronco anotou o gol para Kevin, contra.

Ler mais

Foram bem

  • Fernando Prass

    O goleiro ídolo do Palmeiras voltou a seu antigo estádio e recebeu uma homenagem da torcida e do ex-clube. Fez grande atuação e evitou gols, mas não a derrota do Ceará por 2 a 1.

    Imagem: Pedro Chaves/AGIF
  • Pepê

    O meia-atacante fez gol no clássico, que terminou empatado, e repetiu a boa atuação que já tinha feita no Gre-Nal pela Libertadores. Um post nas redes sociais aumentou a especulação sobre uma possível transferência à Europa.

    Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF
  • Pedro

    Pouco jogadores têm tratado a bola tão bem no Brasil quanto ao atacante do Flamengo. No Maracanã, ele a recebeu do alto, matou com carinho e a controlou perto dos pés, tirou os zagueiros e marcou. Tudo muito rápido e (aparentemente) muito simples. Como dizem os fãs, Pedro "fede" a gol.

    Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
  • Benítez

    O argentino do Vasco recebeu um presente da defesa do Atlético-MG, mas fez o inesperado. Livre, sem marcação, ele matou a bola no peito e aplicou uma bicicleta de manual para abrir o placar em Minas. Só não conseguiu evitar a virada e a goleada do Galo.

    Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Foram mal

  • Bruno Cortez

    O lateral cometeu o pênalti que gerou o gol de Thiago Galhardo e depois foi expulso. Atuação para esquecer.

    Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
  • Musto

    O argentino tomou seu segundo cartão vermelho nos clássicos da temporada, depois de ser dedurado pelo árbitro de vídeo. Ele já tinha sido expulso no primeiro Gre-Nal de 2020.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Internacional
  • Juanfran

    O espanhol cometeu uma falha ao tentar cortar um lançamento, precisou fazer uma falta e, da falta, saiu o gol de Robson, que abriu o placar para o Coritiba. O experiente lateral de 35 anos tem decepcionado.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do São Paulo
Jorge Rodrigues/AGIF

O campeão voltou

Flamengo vence no Brasileiro após um mês na seca

O atual campeão brasileiro parece estar de volta à disputa. Depois de um mês atribulado, com altos e baixos na Libertadores, um surto de Covid-19 e muita polêmica fora de campo, o Flamengo voltou a vencer no Brasileiro, o que não fazia desde o dia 9 de setembro, quando venceu o Fluminense.

De lá pra cá foram dois jogos, com uma derrota e um empate no torneio nacional. Mas ontem, o time rubro-negro venceu o Athletico no Maracanã por 3 a 1, com ótima atuação do atacante Pedro.

Ler mais
HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Queda livre

São Paulo chega ao sétimo jogo sem vencer

O São Paulo vive seu inferno astral e chegou ao sétimo jogo sem vitória, contando partidas do Brasileiro e da Libertadores. Após ser eliminado do torneio continental, o time de Fernando Diniz empatou com o Coritiba (1 a 1) fora de casa em uma partida de baixíssimo nível técnico.

Ler mais

Torcida protesta e elege como "craque do jogo" atleta que não jogou

O são-paulino parece cada vez mais impaciente com o desempenho tricolor. No sábado, antes do jogo em Curitiba, torcedores organizados foram ao centro de treinamento protestar contra expoentes do time, como o lateral Daniel Alves e o zagueiro equatoriano Arboleda.

No meio da partida, quando ficou claro que a equipe não tinha força pra buscar a vitória, a torcida elegeu Bruno Alves como "craque do jogo" em enquete organizada pela TV Globo. Detalhe: o zagueiro não saiu do banco de reservas. Para driblar o protesto, os comentaristas da Globo acabaram apontando Robson, autor do gol paranaense, como craque da partida.

Ler mais

Blogueiros criticam desempenho do São Paulo

São Paulo tem problemas de criação, mas falha de Juanfran é inaceitável

Ler mais

Danilo Lavieri

São Paulo segue fazendo seu torcedor sofrer... Até quando, Diniz?

Ler mais

Milton Neves

Fora do G4, São Paulo de Diniz não sabe fazer gols

Ler mais

Juca Kfouri

Reprodução / Internet

Convocados vão a datas Fifa, e Brasileiro terá rodadas com desfalques

As eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, que começam nesta semana, vão desfalcar as equipes que disputam o Brasileiro. Como a CBF decidiu não parar o campeonato durante as próximas semanas, quando se disputam a primeira (8 e 9 de outubro) e a segunda (13) rodadas das eliminatórias, os clubes precisarão contar com um bom elenco para manter o nível da competição.

Veja alguns dos desfalques:

Um dos mais prejudicados será o Flamengo, que perderá Isla (Chile), De Arrascaeta (Uruguai), Rodrigo Caio e Everton Ribeiro (Brasil). O Palmeiras também tem quatro convocados: Viña (Uruguai), Gustavo Gomez (Paraguai), Gabriel Menino e Weverton (Brasil). O líder Atlético-MG perderá o zagueiro Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador) e Savarino (Venezuela), e o Corinthians perderá Otero (Venezuela).

Topo