Topo

Brasileirão - 2020

Grêmio e Inter empatam Gre-Nal com duas expulsões e fim de jejum de gols

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2020 18h53

O sexto Gre-Nal do ano terminou empatado. Hoje (3), na Arena do Grêmio, o time da casa abriu o placar, e o Internacional buscou o 1 a 1 em cobrança de pênalti. O clássico válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro ficou marcado, também, pelas expulsões de Musto e Bruno Cortez e pelo fim do jejum de gols do Colorado contra o rival. Mas a invencibilidade tricolor continua. Já são 11 jogos sem derrota diante do maior adversário.

Pepê e Thiago Galhardo fizeram os gols do Gre-Nal 428.

Musto foi expulso com auxílio do VAR, que flagrou lance do jogador com Diego Souza. O mesmo árbitro de vídeo serviu para marcar pênalti que rendeu gol do Inter, após toque de mão de Cortez. O lateral, depois, recebeu segundo amarelo por lance com Cuesta.

O resultado faz o Grêmio chegar a 14 pontos, e o Inter acumula 22. Na próxima rodada, o time de Renato Gaúcho recebe o Coritiba, e a equipe de Eduardo Coudet visita o Red Bull Bragantino.

Quem foi bem: Pepê

Candidato a novo "homem Gre-Nal". Pelo segundo jogo seguido contra o Inter, mostrou inteligência e oportunismo. Depois de primeiro tempo apagado, decidiu.

Quem decepcionou: Abel Hernández

Autor de dois gols na Libertadores, o uruguaio contratado para substituir Guerrero segue como o peruano: sem balançar as redes no Gre-Nal. Perdeu todas disputas contra a zaga.

Quem foi mal: Musto e Cortez

Volante levou cartão vermelho na metade do segundo tempo, em lance revisado pelo VAR. Argentino já havia sido expulso contra o Grêmio, no primeiro Gre-Nal da temporada. Bruno Cortez, do outro lado, também não foi bem. O lateral cometeu pênalti e depois foi expulso.

Renato faz Grêmio controlar jogo sem a bola

O Grêmio abriu mão da posse e pressionou mais atrás na comparação com o Gre-Nal da Libertadores disputado no Beira-Rio. Ainda assim, o time de Renato Gaúcho foi quem conseguiu esboçar melhor a estratégia até o intervalo. A ideia só não ficou ainda mais clara por mérito do Internacional.

Coudet segura meias e Inter resiste

O Inter mudou o meio-campo, com recuo de Edenilson e Patrick para evitar a dobra do Grêmio pelos lados. A medida deu mais solidez defensiva, mas cobrou preço no ataque. O time de Eduardo Coudet só criou uma oportunidade até o intervalo. Bola longa para Heitor, na direita.

Grêmio usa o "mapa do gol"

Pepê celebra gol do Grêmio contra o Inter, pelo Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Todos os gols do Grêmio contra o Internacional em 2020 saíram da mesma forma, como mostrou o UOL Esporte antes do clássico. Com grande participação do lado esquerdo de ataque. Pepê seguiu o "mapa" do Gre-Nal.

Inter, enfim, volta a fazer gol

Thiago Galhardo comemora gol do Inter contra o Grêmio - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Thiago Galhardo, de pênalti, encerrou um longo jejum do Internacional no Gre-Nal. Depois de sete jogos, o time voltou a balançar as redes do Grêmio. Foram 1.002 minutos sem nada. A última vez havia sido em gol contra de Paulo Miranda, no ano passado. Gol do Inter, marcado por um jogador do próprio Inter, não acontecia desde 2018, com Edenilson.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 INTERNACIONAL

Data: 03/10/2020 Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Neuza Ines Back e Alex Ang Ribeiro
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Ariel Broggi [auxiliar], Cuesta (INT); Cortez (GRE) Cartões vermelhos: Musto (INT), Cortez (GRE)
Gols: Pepê, do Grêmio, aos 7 minutos do segundo tempo; Galhardo, do Inter, aos 29 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Lucas Silva (Guilherme Azevedo), Darlan (Luiz Fernando) e Matheus Henrique; Alisson (Robinho), Pepê e Diego Souza (Diogo Barbosa)
Técnico: Renato Gaúcho.

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Cuesta e Uendel; Musto, Edenilson, Boschilia (Pottker) e Patrick; Galhardo e Abel Hernández (D'Alessandro)
Técnico: Eduardo Coudet.