Topo

Grêmio

Renato Gaúcho dá até data para Grêmio "decolar" no Campeonato Brasileiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2020 04h00

Renato Gaúcho tem convicção de que o Grêmio vai saltar na tabela do Campeonato Brasileiro. Mesmo com apenas duas vitórias, o treinador reiterou confiança no time e declarou que a equipe "vai decolar". Mais ainda. Deu data para a arrancada acontecer: 2 de novembro.

A data é correspondente a jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão: Grêmio e Red Bull Bragantino, em Porto Alegre. Momento em que o time gaúcho vai estar no topo da tabela, segundo Renato.

"Não esqueçam que o Grêmio tem um jogo a menos, e os primeiros colocados não estão nessa distância toda não, hein? Aí vocês vão ver o aviãozinho do Grêmio decolando. No final do primeiro turno ainda a gente vai conversar e aí a gente vai ver onde está o Grêmio. Aí vocês vão ver quem é o grupo do Grêmio", declarou Renato Portaluppi.

O Grêmio soma 14 pontos em 12 jogos disputados. São duas vitórias, oito empates e duas derrotas. O jogo atrasado é contra o Goiás, pela sexta rodada. A partida ainda não tem data.

Até a data projetada por Renato, o Grêmio entra em campo diante de Coritiba, Santos, Botafogo, São Paulo e Athletico Paranaense.

Os duelos com Coritiba e Botafogo são na Arena do Grêmio. Os demais serão fora.

No meio do caminho ainda haverá o duelo com América de Cali, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo, em Porto Alegre, acontece em 22 de outubro. E também ocorrerá a estreia na Copa do Brasil, contra o Juventude, em casa, no dia 28.

"Falei e vou repetir: daqui a pouco o Grêmio vai decolar e buscar as posições onde é o lugar dele. Temos que levar em consideração que o Grêmio está em duas competições, tem vários problemas no departamento médico, toda hora tem uma equipe diferente. A cada três dias tem uma decisão, e com todos esses problemas o Grêmio há uma semana conseguiu classificação antecipada da Libertadores. Agora vamos atrás das vitórias. A gente sabe eu precisa melhorar, lógico. O que está faltando ao Grêmio são as vitórias. A gente recuperar todos nossos jogadores. O Grêmio tem um grupo muito bom, muito forte. Eu sei. Eu falo isso para vocês, que o Grêmio vai decolar, por conhecer meu grupo. Conheço cada palmo do corpo deles, a intenção de cada jogada. O que ele quer, não quer. Tenho um grupo de homens, de vencedores. O Grêmio tem 14 pontos, mas podem ficar tranquilos. O Grêmio vai decolar. Podem ficar tranquilos", sentenciou Renato.

"Essas minhas palavras, essa confiança toda, é pela confiança que tenho no meu grupo. O Campeonato Brasileiro não tem 10, 12 ou 19 rodadas. Tem 38 rodadas. Muita gente vai dizer 'quanto mais rápido buscar os pontos', sim eu sei disso também. Calma. O Grêmio tem inúmeros problemas. E mesmo assim a gente está aí. Falei ano passado e neguinho ficou p.... 'Vai decolar'. Não decolou? Não decolou? Busca a decolagem do Grêmio no Campeonato Brasileiro no ano passado, busca o que o Grêmio fez na Copa do Brasil, na Libertadores e no Campeonato Brasileiro. Isso não me preocupa. Eu volto a repetir, essas minhas palavras com essa confiança toda é a confiança naqueles jogadores lá de dentro. Nada que vem de fora vai nos abater. No final do turno mesmo, quando completar a 19ª rodada vamos ver", reiterou.

A diferença do Grêmio para o líder Atlético-MG, logo depois do Gre-Nal, é de dez pontos. A distância do São Paulo, primeiro dentro da zona de classificação à Libertadores, é de cinco pontos.

Grêmio