Topo

Com manobra espetacular, britânico lidera eliminatória no X Games Brasil

Paula Almeida<br/> Em São Paulo

26/04/2008 14h33

Na última quinta-feira, durante a entrevista coletiva de apresentação do X Games Brasil, o britânico Simon Tabron avisou que tentaria fazer o melhor possível para agradar o público brasileiro. Pois bem, na manhã deste sábado, em sua primeira performance no país, o biker de Liverpool conseguiu concretizar a famosa manobra 900º (cinco voltas horizontais completas no ar), conseguida por poucos atletas, e garantiu, em sua última descida, a primeira colocação na eliminatória do BMX vertical.

Paula Almeida/UOL Esporte
Britânico Simon Tabron consegue executar famosa manobra 900º e lidera elimintaória
CONFIRA IMAGENS DA ELIMINATÓRIA
FILA PARA TUDO NO X GAMES
NOTÍCIAS DE RADICAIS
Cada biker teve duas voltas de 45 segundos para apresentar suas melhores manobras. Na primeira tentativa, Tabron até conseguiu dar os cinco giros completos, mas caiu da bicicleta ao pousar na rampa. Na segunda vez, porém, a manobra foi perfeita, e a apresentação do britânico lhe valeu a melhor nota do dia: 93,33 pontos.

Tabron foi o último a descer o vert montado no sambódromo do Anhembi e, até que ele se apresentasse, a liderança pertencia ao norte-americano Zack Warden. O biker de apenas 19 anos desbancou os veteranos da prova e completou sua participação no segundo lugar com 92,33 pontos.

Ao todo, 10 atletas avançaram para a decisão do BMX vert que será disputada no domingo. Apenas um brasileiro, porém, passou entre os gringos. Foi Reginaldo Pedro, que acabou a eliminatória no 10º lugar e ficou com a última vaga da final (84,66 pontos). Também avançaram Jimmy Walker (90,33 pontos), Jay Eggleston (89,66), Coco Zurita (89,33), Koji Kraft (88,33), Jan Valenta (86,66), Tom Stober (86,66) e Zach Shaw (86,00).

Ainda na tarde deste sábado serão disputadas as finais do BMX e do skate street. À noite será a vez do Moto X best trick, modalidade que não costuma aparecer no X Games mas foi acrescentada à edição brasileira. Nesta prova, vence o piloto que conseguir a melhor manobra.