PUBLICIDADE
Topo

EUA batem Japão e conquistam 7º ouro olímpico seguido no basquete feminino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2021 01h02

A seleção feminina de basquete dos Estados Unidos venceu o Japão por 90 a 75 nesse sábado (7) e se sagrou campeã olímpica em Tóquio-2020. Com o resultado, as norte-americanas chegam à sua sétima medalha de ouro consecutiva na modalidade, que vencem dominam desde Atlanta-1996. Ainda possuem outros dois títulos, em Los Angeles-1984 e Seul-1988.

O primeiro quarto foi de equilíbrio. As japonesas conseguiram jogar melhor pelo perímetro, convertendo importantes bolas de três pontos. Mas dentro do garrafão quem mandou foi a seleção norte-americana, que foi absoluta na defesa e nas infiltrações para converter importantes bolas, vencendo a parcial por 23 a 14.

Voltando ao jogo, o Japão ainda conseguiu equilibrar o segundo período, ficando apenas dois pontos atrás, em um 27 a 25. A seleção asiática continuou investindo nas bolas de três, melhor alternativa para superar a ótima defesa adversária. Mas o mesmo não era visto em seu garrafão, onde as norte-americanas conseguiam fazer ótimas tabelas e ter autoridade. Na ida para o intervalo, o placar marcava 50 a 39 para os Estados Unidos.

A partir do terceiro quarto o Japão parou de fazer frente, com uma parcial de 25 a 17. As japonesas continuaram sofrendo com a defesa norte-americana, que se aproveitou de ótimos contra-ataques para aumentar a vantagem no placar, com 70 a 49 sendo a maior vantagem. Foram dezenove pontos de frente no fim da parcial, em 75 a 56.

O último quarto foi apenas de consolidação da ótima partida das norte-americanas, que continuaram atacando com superioridade. As japonesas até tentaram esboçar uma reação, mas já era tarde. Os Estados Unidos fecharam a partida por 90 a 75 e consolidaram seu sétimo título olímpico consecutivo.