Topo

Francesa revela que jogou Olimpíadas grávida: 'Temi que agissem diferente'

Valériane Ayayi Vukosavljevic, jogadora da seleção francesa de basquete, disputou as Olimpíadas de Tóquio grávida - Reprodução
Valériane Ayayi Vukosavljevic, jogadora da seleção francesa de basquete, disputou as Olimpíadas de Tóquio grávida Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 18h41

Valériane Ayayi Vukosavljevic, jogadora da seleção francesa de basquete, disputou as Olimpíadas de Tóquio grávida. Ela revelou a gestação de 16 semanas na semana passada em entrevista à France Info. A França terminou os Jogos Olímpicos na terceira posição.

Além da medalha de bronze em Tóquio, Valériane foi campeã francesa e vice-campeã europeia durante a gravidez. A atleta de 27 anos disse que escolheu manter a gestação em segredo em meio às competições.

"Para ser sincera, temia que as companheiras, ou mesmo as adversárias, agissem de forma diferente comigo em quadra, sob o pretexto de que eu estava grávida. Eu não teria achado isso justo", disse.

"Quanto à mídia, eu simplesmente não queria ter que responder outras perguntas além do basquete, sabendo que, do ponto de vista médico, tudo estava bem administrado. Eu não queria que fosse um evento dentro do evento. Fizemos grandes jogos e para o bem da equipe foi melhor assim", acrescentou.

Somente a médica da seleção francesa e a treinadora Valérie Garnier sabiam da gravidez. Valériane disse que não sentiu diferença em quadra por conta da situação.

"Não perdi nenhum treinamento. Me senti muito bem. Joguei 20, 25, até 30 minutos em algumas partidas, como quando estava em um clube durante a temporada", destacou.

"A gravidez não é uma doença. Não o impede de praticar seu esporte. Joguei três grandes competições e estou bem. Eu sabia que queria ter um filho durante minha carreira (...) Estou feliz e realizada. Estou ansiosa para descansar e aproveitar esta gravidez ao máximo", finalizou.

Valériane Ayayi Vukosavljevic atua no Basket Landes, da França. Em 2015, ela defendeu o Las Vegas Aces na WNBA.