Topo

Felipe Lima avança às semifinais dos 100m peito; Caio Pumputis é eliminado

O brasileiro Felipe Lima se classificou para as semifinais dos 100m peito - REUTERS/Albert Gea
O brasileiro Felipe Lima se classificou para as semifinais dos 100m peito Imagem: REUTERS/Albert Gea

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

24/07/2021 09h14

Dois brasileiros disputaram as eliminatórias dos 100m peito, da natação, hoje, nas Olimpíadas de Tóquio. Felipe Lima conseguiu sua melhor marca pessoal: 59.17, e, com o oitavo tempo geral — o quarto de sua bateria, garantiu vaga nas semifinais. Antes, o melhor tempo do nadador era 59.32, do Troféu Maria Lenk de 2017

"Foi uma prova que eu estava batalhando muito para fazer meu melhor tempo, a gente trinou mito pra fazer o melhor resultado nessa hora, e fiz meu melhor tempo. Amanhã na semi será outra prova, sei que tô preparado e quero estar entre os 8 na final aos 36 anos de idade.", declarou o nadador na passagem pela zona mista.

Com uma idade mais avançada do que os demais representantes da natação brasileira, Felipe afirmou que tenta ajudar essa nova geração. Ele revelou que ontem reuniu toda a equipe masculina para um jantar, na tentativa de mostrar que está aberto a troca de experiências.

"Sendo mais experiente, tento puxar essa nova geração. Ontem eu quis reunir o grupo todo masculino para gente jantar junto e ter essa união, queria mostrar que quero ajudar eles e ser ajudado. A gente troca essa experiência para gente evoluir junto, defendemos a mesma seleção", disse.

Caio Pumputis fora

Caio Pumputis, outro brasileiro na competição, nadou na bateria quatro e, com o tempo de 1.00.76, não conseguiu avançar às semifinais. O atleta ficou mais de um segundo acima de sua melhor marca: 59.72.

"Foi uma prova boa. Eu esperava fazer um tempo mais baixo, mas para primeira Olimpíada, caí na água, nadei feliz e gostei da atmosfera e o sentimento de estar nadando pela primeira vez. Agora vou descansar para os 200m medley que é minha prova principal", disse Caio Pumputis em entrevista, também na zona mista.

Recordista mundial faz melhor tempo

O britânico Adam Peaty, recordista mundial da prova, anotou o melhor tempo da classificação: 57.56. As semifinais dos 100m peito masculino estão marcadas para hoje mesmo (24), às 23h33 (de Brasília).