Topo

Na volta do Japão, Scheffer bate recorde e faz índice para Mundial de curta

Fernando Scheffer, medalhista de bronze dos 200m livre nas Olimpíadas de Tóquio - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Fernando Scheffer, medalhista de bronze dos 200m livre nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/08/2021 18h56

Medalha de bronze nos 200m livre das Olimpíadas de Tóquio há duas semanas, Fernando Scheffer aproveitou o embalo da conquista olímpica e já conseguiu um bom resultado para a continuidade da temporada. Nesta terça-feira (10), o nadador gaúcho venceu a prova dos 400m livre do Troféu José Finkel, disputado em Bauru, com 3min40s63 —a marca é recorde sul-americano e índice para o Mundial de piscina curta (25m) de Abu Dabi, que será disputado em dezembro.

Scheffer já havia sido o melhor das eliminatórias, disputadas pela manhã, com o tempo de 3min44s83, nadando bem perto do índice, que era de 3min44s09. Na decisão, à noite, foi além. O medalhista olímpico não só nadou para o índice como também bateu o recorde continental, que já era dele desde o Finkel de 2018 —a marca anterior era 3min40s87.

"A gente conseguiu prolongar um pouco o polimento, e transferir para a curta é mais fácil. Também ajudou a energia que a gente adquiriu lá [nas Olimpíadas de Tóquio], e fui só deixando fluir. Eu já esperava um bom resultado e estou bem contente", disse o nadador gaúcho, de 23 anos, que defende o Minas Tênis Clube, em entrevista ao Canal Olímpico.

Apesar de ter conquistado o índice, a presença de Scheffer no Mundial de curta ainda não está garantida. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) limitou o número de convocados para 20 nadadores, com a garantia de que seis mulheres farão parte da delegação. Dessa maneira, os índices conquistados agora, em 2021, serão comparados com os resultados do Mundial de Hangzhou, na China, em 2018, e serão chamados os atletas com os melhores índices técnicos.

Há três anos, Scheffer foi campeão mundial no revezamento 4x200m livre, junto de Luiz Altamir, Leonardo Santos e Breno Correia, e 8º na final dos 400m livre. No Troféu José Finkel, que será disputado até sábado (14), Scheffer também disputará os 100m livre (quinta-feira) e os 200m livre (sexta-feira).