Topo

Fla contrata 'desertores' do Pinheiros e encerra impasse de projeto de Cielo

P.R.O. 16 tinha atletas de três clubes, agora tem seis nadadores do Flamengo - Roberta Nomura/UOL
P.R.O. 16 tinha atletas de três clubes, agora tem seis nadadores do Flamengo Imagem: Roberta Nomura/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/03/2011 18h41

O Pinheiros não aprovou a ideia de ter seus nadadores treinando no P.R.O. 16, iniciativa encabeçada por Cesar Cielo, e deu um ultimado aos atletas. E o desfecho não foi satisfatório para o clube paulista. Nesta quinta-feira, o Flamengo anunciou a contratação dos ‘desertores’ do rival e encerrou o primeiro impasse do projeto do campeão olímpico e mundial.

CONFIRA OS SETE NADADORES E AS MUDANÇAS DESDE O INÍCIO DO P.R.O. 16

ATLETACLUBE NO LANÇAMENTO CLUBE ATUAL
André SchultzPinheirosFlamengo
Cesar CieloFlamengoFlamengo
Henrique RodriguesPinheirosFlamengo
Leonardo de DeusPinheirosFlamengo
Nicholas SantosFlamengoFlamengo
Tales CerdeiraPinheirosFlamengo
Vinícius WakedMinasMinas

Leonardo de Deus havia sido o primeiro dos três pressionados a optar por seguir no P.R.O. 16. e assinou com o Flamengo. Tales Cerdeira e Henrique Rodrigues escolheram o mesmo caminho. Agora, dos sete nadadores do projeto de Cielo, apenas Vinícius Waked não defende as cores rubro-negras – ele é do Minas.

“Estão confirmados sim. Demos entrada no pedido de transferência na segunda-feira e eles chegam para somar na nossa equipe. A expectativa para esta temporada é a melhor possível. Nosso objetivo é melhorar o resultado do ano passado em que ficamos em terceiro. Sabemos que brigar pelo título ainda é difícil porque outras equipes também se reforçaram, mas vamos fazer o nosso melhor”, confirmou vice-presidente de esportes olímpicos Cristina Callou ao site oficial do Flamengo.

Cesar Cielo anunciou a criação do P.R.O. 16 (Projeto Rumo ao Ouro 2016) em 15 de fevereiro. Menos de 20 dias depois, o campeão olímpico e mundial já enfrentava o primeiro grande problema de bastidor. O Pinheiros rejeitou dividir nadadores com a equipe treinada por Albertinho.

Os três atletas, então, teriam que escolher entre o clube, que pagava seus salários, e o projeto de Cielo, iniciativa inédita que reúne sete nadadores que treinam em tempo integral com técnico exclusivo no COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), em São Paulo.

Mesmo diante do impasse, Leonardo de Deus, Tales Cerdeira e Henrique Rodrigues permaneceram treinando sob os olhares de Albertinho. O técnico, aliás, foi o primeiro a deixar o Pinheiros, uma semana antes do lançamento do P.R.O. 16. André Schultz foi o segundo a sair. O nadador de 22 anos estava no clube paulista quando o projeto foi oficializado, mas migrou para o Flamengo - equipe do próprio Cielo e de Nicholas Santos.