Topo

Sem T.Pereira, Brasil depende de Cielo e 'desconhecidos' no Mundial de curta

Líder do ranking da Copa do Mundo, Thiago Pereira pediu dispensa do Mundial - Satiro Sodré/CBDA
Líder do ranking da Copa do Mundo, Thiago Pereira pediu dispensa do Mundial Imagem: Satiro Sodré/CBDA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/10/2010 07h07

Thiago Pereira é nome do momento em piscina curta. O nadador fluminense é o líder isolado do ranking da Copa do Mundo. E justamente por priorizar a competição que ainda realizará três etapas que o atleta de 24 anos ficará de fora do Mundial de piscina curta, que será disputado entre 15 a 19 de dezembro, em Dubai. Sem o especialista em medley, o Brasil permanece na dependência de Cesar Cielo e ‘desconhecidos’.

EQUIPE BRASILEIRA NO MUNDIAL DE CURTA

MASCULINAFEMININA
Cesar Cielo
Diogo Yabe
Fábio Santi
Felipe França
Fernando Santos
Guilherme Guido
Henrique Barbosa
Henrique Rodrigues
João Luiz Júnior
Kaio Márcio Almeida
Leonardo de Deus
Lucas Kanieski
Marcelo Chierighini
Nicholas Santos
Nicolas Oliveira
Rodrigo Castro
Tales Cerdeira
Vinícius Waked
Daiane Becker de Oliveira
Danielle Jesus
Etiene Medeiros
Fabíola Molina
Flávia Delaroli-Cazziolato
Gabriella Silva
Michele Lenhardt
Tatiane Sakemi
Tatiana Lemos Barbosa

A equipe verde-amarela será composta por 18 homens e nove mulheres (ver tabela ao lado). Na categoria masculina, o Brasil tem o dono da melhor marca do ano em cinco provas. Com Thiago Pereira, seriam oito. A seleção feminina, por sua vez, não ostenta nenhuma líder de ranking em 2010.

Mesmo com índice para disputar o Mundial, Thiago Pereira pediu dispensa. “Eu saí por estas viagens que eu estou fazendo para disputar a Copa do Mundo. Fora isso, não estou treinando corretamente desde o Pan Pacífico. Apenas venho mantendo o polimento. Por isso decidi abrir mão do Mundial de piscina curta. Depois vou começar a treinar para o Mundial de longa e para o Pan-Americano de Guadalajara”, disse.

Com o fim quatro etapas da Copa do Mundo – restam apenas três que serão realizadas na Europa –, Thiago Pereira lidera o ranking da competição com 88 pontos e concorre ao prêmio de “rei” da Copa do Mundo, que dá US$ 100 mil (cerca de R$ 169 mil). O segundo colocado da lista é o sul-africano Darian Townsend, com 43 pontos.

Sem Thiago Pereira, o Brasil confirma a dependência já existente na piscina longa: Cesar Cielo. O atleta do Flamengo é único brasileiro líder em mais de uma prova: 50 m e 100 m livre (20s80 e 45s87, respectivamente). O campeão olímpico e mundial ainda ostenta o quarto melhor tempo do ano nos 50 m borboleta.

Além de Cielo, o Brasil tem outros três donos de melhores tempos em 2010. Felipe França, que já foi recordista mundial, tem a melhor marca nos 100 m peito (56s79). Guilherme Guido lidera os 100 m costas (50s46) e Lucas Kanieski é o melhor do ano nos 800 m livre (7min47s62).

Recordista mundial nos 200 m borboleta, Kaio Márcio é um dos principais nomes brasileiros em piscina curta. No entanto, o nadador paraibano não está com o melhor tempo em 2010. Tem as terceiras marcas nos 100 m e 200 m borboleta (51s03 e 1min52s12, respectivamente) e a sétima nos 50 m do mesmo estilo. Especialista no nado com os quatro estilos, Thiago Pereira é o melhor do ano nos 100 m, 200 m e 400 m medley (52s35, 1min52s72 e 4min02s82).