Topo

Jogadora da seleção de handebol sofre AVC durante amistoso, mas já apresenta melhora

Brasileira Daniela Piedade comemora gol pela seleção durante os Jogos Olímpicos - AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
Brasileira Daniela Piedade comemora gol pela seleção durante os Jogos Olímpicos Imagem: AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo*

01/10/2012 12h47

A brasileira Daniela Piedade está internada em Ljubljana, na Eslovênia, após sofrer um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) durante uma partida amistosa de handebol.

A brasileira perdeu a consciência durante o aquecimento antes de uma partida amistosa de seu time, o Krim Ljubljana. A jogadora da seleção apresentou dificuldades para falar antes de desmaiar.

A reportagem do UOL Esporte falou com a atleta na manhã desta segunda-feira. Daniela Piedade atendeu a ligação internacional, confirmou que estava internada, mas disse, com bastante dificuldade, que mal conseguia se expressar.  A pivô manifestou em breves palavras a expectativa de se recuperar rapidamente.

Na tarde desta segunda a Confederação Brasileira de Handebol se manifestou oficialmente, após receber o boletim médico enviado da Eslovênia. O comunicado é assinado pelo médico da entidade, Dr. Leandro Gregorut Lima.

O otimismo também foi registrado através das palavras de quem acompanhou o incidente de perto. "Seu estado de saúde está melhor, todos esperamos o melhor", disse Goran Dujic, diretor do clube esloveno em que Daniela atua, em depoimento reproduzido pela agência EFE. "A brasileira até agora não tinha apresentado problemas de saúde, é uma verdadeira atleta. Sofremos uma grande tragédia", acrescentou o dirigente.  

Há cerca de dois meses Daniela Piedade esteve com a seleção brasileira na disputa da Olimpíada de Londres, em que a equipe nacional foi eliminada pela Noruega nas quartas de final, após uma boa campanha na primeira fase.

Piedade atuou por dez anos no Hypo Niederösterreich, da Áustria, e nos últimos meses se juntou ao Krim, principal força do handebol esloveno.  

Confira a nota emitida pela Confederação Brasileira de Handebol:

Ela foi imediatamente atendida pelo corpo médico presente no ginásio e encaminhada por ambulância ao hospital local. Recobrou os sentidos durante o transporte e ao chegar ao hospital foi realizado um exame de Tomografia Computadorizada sendo diagnosticado um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) por um trombo na artéria cerebral média, acometendo uma pequena área do cérebro.

Foi, imediatamente iniciado o protocolo medicamentoso, e a segunda Tomografia realizada, algumas horas depois, demonstrou uma redução da área afetada.

Houve melhora significativa do quadro inicial até hoje e a atleta deverá permanecer internada no setor de Neuroclinica do Hospital, onde se encontra para realizar exames e descobrir a causa do evento.

A atleta tem bom prognóstico e esperamos que ela se reestabeleça completamente nos próximos dias. Ela deverá ficar afastada dos treinos até recuperação total e realização de todos os exames diagnósticos necessários.

Dr. Leandro Gregorut Lima

Médico da Seleção Brasileira Feminina de Handebol 

*nota atualizada às 16h17