Topo

Jade sofre lesão, perde Brasileiro e pode ficar fora do Mundial

Principal nome da seleção brasileira feminina, Jade pode ficar do Mundial de ginástica na Antuérpia - Kazuhiro Nogi/AFP
Principal nome da seleção brasileira feminina, Jade pode ficar do Mundial de ginástica na Antuérpia Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Paula Almeida

Em São Paulo

31/07/2013 12h15

A ginasta Jade Barbosa será a grande ausência do Campeonato Brasileiro de ginástica que será disputado neste final de semana em Vitória (ES) e pode ficar fora até mesmo do Mundial da modalidade a se realizar entre 30 de setembro e 6 de outubro na Antuérpia (Bélgica).

A medalhista mundial sofreu uma lesão no pé durante um treinamento em Curitiba, no Cegin (Centro de Excelência de Ginástica), no início desta semana e não pôde mais continuar as atividades. Examinada inicialmente pelos médicos do clube, Jade teve constatado o rompimento de um ligamento.

Antes de optar por uma cirurgia ou um tratamento convencional visando à disputa do Mundial, a ginasta voltou ao Rio de Janeiro, onde morava antes de mudar-se para Curitiba. Nesta quarta-feira, ela será reexaminada por um médico sugerido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

“Ela não está treinando e está usando uma bota [ortopédica], sem mexer o pé. Hoje que ela vai ao médico”, afirmou o pai e empresário de Jade, César Barbosa. Apesar do otimismo demonstrado, ele explicou que ainda é cedo para definir se a atleta terá de ser submetida a uma cirurgia ou não.

Embora ainda não esteja de contrato assinado com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) – vale lembrar que questões burocráticas entre as duas partes a deixaram fora da Olimpíada de Londres no ano passado –, Jade já era contada como principal nome do Brasil no Mundial da Antuérpia. Será a primeira grande competição da seleção brasileira sob supervisão do técnico russo Alexander Alexandrov, contratado recentemente em parceria entre COB e CBG.