Topo

Maior ginasta da história, Nadia Comaneci critica fim da ginástica no Flamengo

A ex-ginasta romena Nadia Comaneci criticou o fim da ginástica no Flamengo - Saeed Khan/AFP
A ex-ginasta romena Nadia Comaneci criticou o fim da ginástica no Flamengo Imagem: Saeed Khan/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/03/2013 13h32

O polêmico fim da ginástica no Flamengo chegou aos ouvidos de ninguém menos que a maior ginasta da história. A romena Nadia Comaneci, dona de nove medalhas olímpicas, cinco ouros e a primeira a receber uma nota 10 na modalidade, chega ao Rio de Janeiro neste final de semana para participar do prêmio Laureus, na próxima segunda-feira, e aproveitou a ocasião para criticar a decisão da diretoria do clube carioca.

Em entrevista ao jornal O Globo, ela declarou que a decisão de acabar com a equipe "não é a ideal". Os clubes precisam aprender a manter atletas de alto rendimento. Todos os patrocinadores vão querer se associar a um clube em que as crianças e jovens praticam esporte", declarou.

"Para o Brasil, é é preciso que sempre se convide técnicos de alto nível, campeões e medalhistas olímpicos, que possam trocar experiências com os treinadores e atletas brasileiros", completou.

A decisão do vice de esportes olímpicos Alexandre Póvoa e do diretor Marcelo Vido, anunciada no início desta semana, pegou de surpresa os atletas rubro-negros e causou temor em outros esportes do clube da Gávea.

A intenção da diretoria é diminuir gastos em diversos setores do clube enquanto não consegue uma solução para a crise financeira que assola o Flamengo.

O único esporte olímpico de alto investimento a se salvar momentaneamente é o basquete. A insegurança, porém, também toma conta de atletas e técnicos, já que não se sabe o futuro da modalidade após o fim da disputa do NBB.

Sobre o esporte no Brasil, Nadia Comaneci comentou sobre a surpreendente medalha de ouro conquistada por Arthur Zanetti, nas argolas, nas Olimpíadas de 2012. "Foi um grande sucesso para a equipe brasileira. Foi algo que não poderia ter ocorrido em momento melhor, quatro anos antes das Olimpíadas de 2016, que serão no Rio de Janeiro. Eu realmente acredito que a medalha fará ocorrer um 'boom' da ginástica no país", disse a romena.

"Haverá mais meninas e meninos praticando ginástica, assim como houve um novo 'boom' do futebol a partir do sucesso do Neymar", completou.

Comaneci conquistou três medalhas de ouro em Montreal-1976 e duas em Moscou-1980. Além disso, possui três pratas (duas em Moscou, uma em Montreal) e um bronze (em Montreal). Ela surpreendeu o mundo no Canadá quando, aos 14 anos, se tornou a primeira da história a receber uma nota 10.