Topo

Paulista - 2020

Doria diz que paulistas não podem iniciar Brasileirão sem terminar estadual

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)  - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

06/07/2020 17h20

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que as equipes paulistas não poderão iniciar as suas campanhas no Brasileirão 2020 antes do encerramento do Campeonato Paulista.

- Se não me engano, faltam três rodadas para concluir o campeonato estadual. Sem concluir [o Paulista], os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro - disse o governador.

Diferentemente do que foi citado por Doria, faltam duas rodadas para o fim da primeira fase do Paulistão; além disso, restam as fases quartas de final, semifinais e as duas partidas da decisão, totalizando a necessidade de seis datas para finalizar o torneio.

Embora os clubes tenham retomado os seus treinamentos com bola na última quarta-feira, ainda não há data prevista para a volta do Estadual, enquanto a CBF prevê o retorno do Brasileirão no dia 8 de agosto.

Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, Doria disse que a medida foi assinada conjuntamente entre governo estadual e a Federação Paulista de Futebol no protocolo para o reinício do futebol em São Paulo.

- Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão - concluiu.

Retorno do Paulista

O chefe do Executivo paulista também disse que não foi procurado pela Confederação Brasileira de Futebol e que reunirá-se com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, até a próxima semana para anunciar a data de retorno do Paulistão.

- Não houve consulta prévia (da CBF) ao Estado de São Paulo, mas aqui temos um bom entendimento com a Federação Paulista de futebol, entendimento esse que prossegue - afirmou o governador.

- Até o final da semana que vem, normais tardar, teremos uma posição relativamente à conclusão do Campeonato Paulista - acrescentou.

Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo são as equipes paulistas que figuram na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2020.