Topo

Palmeiras

Luxemburgo cumpre promessa, e Palmeiras lidera em dribles no Paulistão

Luxemburgo comanda o Palmeiras contra a Inter de Limeira à beira do campo - Thiago Calil/AGIF
Luxemburgo comanda o Palmeiras contra a Inter de Limeira à beira do campo Imagem: Thiago Calil/AGIF

17/04/2020 08h00

Ao ser apresentado pelo Palmeiras para sua quinta passagem pelo clube, em 20 de dezembro de 2019, Vanderlei Luxemburgo foi questionado a respeito de esquema tático e respondeu ressaltando que o grande diferencial do futebol brasileiro é o drible. No Campeonato Paulista, a equipe tem colocado a filosofia do treinador em prática, já que nenhum dos outros 15 participantes do torneio usou mais o recurso do que o Verdão.

De acordo com números do Footstats, o Palmeiras aplicou 107 dribles em dez partidas no Estadual, 17 acima dos 90 dados pelo Santos, segundo colocado no quesito. Em média, o Verdão dá quase 11 dribles por jogo, o que significa uma finta em adversários a cada oito minutos. No total, os comandados de Luxemburgo acumulam 71 dribles corretos e 36 equivocados.

Por outro lado, as 36 tentativas que não tiveram sucesso fazem do Palmeiras, também, o time que mais erra dribles. O índice de acerto é de 66,4%, apenas o décimo entre os 16 participantes. O número, porém, demonstra como os jogadores são encorajados a tentar a jogada individual, como prega o técnico.

"Discutem esquema tático como se fosse o mais importante, mas a essência é: ganhamos porque driblamos. Ganhamos porque fazemos coisas diferentes. Se tirar isso, perdemos. Quando se dá pontapé inicial, muda a coisa toda, acabou 4-2-3-1 e essas cosias. O Dudu mudava da direita para a esquerda toda hora, e depois por dentro. Quero que essas coisas não se percam, são a essência do Brasil, sem se preocupar com número. Precisa ser girando, com rotação muito grande", disse Luxemburgo, em sua apresentação, em 19 de dezembro, em filosofia que agradou até nas categorias de base do Palmeiras.

"Temos atletas de lado de campo, dribladores, que não são fáceis de encontrar no mercado. Temos isso como escola, e casa muito com o que o Palmeiras quer e necessita e com o que o Luxemburgo gosta. Não à toa, o jogador é o grande ídolo por ter esse recurso", indicou João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do clube, ao LANCE!, em dezembro, quando explicava sobre atletas que subiam ao time principal, como Gabriel Veron e Wesley.

Na análise individual, Dudu é o segundo que mais dribla em todo o Campeonato Paulista: 24, sendo superado apenas pelos 26 de Soteldo, do Santos. Na prática, o camisa 7 é responsável por 22,4% das 107 fintas do Palmeiras no torneio - ou seja, a cada quatro dribles do time no Estadual, é bem provável que uma tenha sido do atacante.

José Aparecido de Oliveira fala de erro em final de 1993

Band Esportes

Palmeiras