Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Palmeiras e Corinthians puxaram movimento para terminar Paulista em campo

Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos (foto), assegurou que o Paulistão será decidido no campo após a quarentena - Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos (foto), assegurou que o Paulistão será decidido no campo após a quarentena Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 04h00

Durante as reuniões entre clubes e Federação Paulista sobre o futuro do Campeonato Paulista, representante de alguns clubes que lutam contra o rebaixamento chegaram a defender que a edição de 2020 da competição não fosse retomada. Com protagonismo de Corinthians e Palmeiras, os clubes grandes da capital foram fundamentais ao puxarem o movimento para que houvesse a decisão de terminar o estadual dentro das quatro linhas.

O Paulistão não tem data para ser retomado, mas a FPF, em conjunto com o médico Moisés Cohen trabalham na elaboração de um protocolo de saúde para começar a trabalhar pela retomada. Os procedimentos serão debatidos com autoridades de saúde pública, mas a expectativa é de que todas as rodadas restantes sejam realizadas com portões fechados. (Por Pedro Lopes)

Clube do Gauchão retoma treinos durante pandemia e é cobrado

O Esportivo retomou os treinamentos na quinta-feira (16), dias após orientação local para ampliar férias do elenco, e foi cobrado pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol). O clube de Bento Gonçalves recebeu ofício para esclarecer o planejamento de atividades em meio à pandemia do novo Coronavírus. A diretoria do Esportivo alega ter voltado às atividades com medidas preventivas e sustentado em decreto municipal, que liberou retomada do comércio, indústria e prestação de serviço. (Por Jeremias Wernek)

Pandemia faz funcionários do Esporte da Globo anteciparem férias

Por conta da pandemia do Covid-19, que cancelou praticamente todos os eventos esportivos do Brasil e do mundo, cerca de 20 profissionais do Esporte da Globo, entre jornalistas e produtores, anteciparam suas férias que estavam programadas para os meses de abril, maio e junho. A opção não foi imposta pela emissora carioca, segundo apurou a De Primeira. A Globo deu a opção para esses profissionais caso eles desejassem - e todos concordaram, até por uma questão de bom senso, já que não se tem previsão de quando os torneios voltarão a ser disputados. Um deles que optou por tirar essas férias foi o comentarista Maurício Noriega. O número de profissionais que saíram não interfere na programação do SporTV, que segue adaptada por causa da Covid-19.

Procurada, a Globo se manifestou sobre o tema. "Não é verdade que exista qualquer movimento de colocar em férias a maioria dos profissionais do Esporte. Menos de 3% da nossa equipe estão de férias ou têm férias previstas para as próximas semanas. Número muito abaixo do que em qualquer situação normal da nossa operação. Apesar de as competições esportivas estarem suspensas, nosso time continua a trabalhar, a maioria em modelo de home office. Cedemos mais de 80 profissionais ao Jornalismo e estamos com programas no ar em modelo remoto - Redação e Seleção -, além de termos lançado o novo 'Faixa Especial' com reexibição de grandes clássicos do futebol". (Por Gabriel Vaquer)

Globo trava conversas com Red Bull e Coritiba por em meio à pandemia

Já empacadas por motivos diferentes, as conversas de executivos da Globo com Red Bull Bragantino e Coritiba para os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro pararam de vez por causa da paralisação do futebol brasileiro devido a pandemia do Covid-19 no Brasil. A De Primeira apurou que a Globo só pretende retomar os contatos após o retorno do futebol. Os clubes concordam. Red Bull e Globo não se entendem por que a emissora não quer falar o nome da marca de energéticos durante as transmissões. Já o Coritiba prega cautela para negociar, já que a venda do jovem Yan Couto para o Manchester City, deu tranquilidade financeira para o clube este ano. (Por Gabriel Vaquer)

São Paulo deve oficializar férias de jogadores até o dia 2 de maio

O São Paulo deve oficializar o período de férias dos jogadores da equipe profissional até o dia 2 de maio. Assim, os atletas e funcionários completarão 30 dias longe do clube durante o período de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus. Durante a reunião virtual entre clubes e dirigentes da Federação Paulista de Futebol, realizada na última quarta-feira, ficou definido que nenhuma equipe deveria retomar as suas atividades antes. A ideia é que os jogadores só voltem a trabalhar quando as autoridades de saúde considerarem seguro. (Por José Eduardo Martins)

Governador Zema cogita jogos sem público em MG até 2021

Os jogos de times mineiros podem acontecer sem torcida após a paralisação do futebol por causa da pandemia do novo Coronavírus. O governador Romeu Zema (Novo) pensa em vetar a presença do público até 2021 em estádios de Minas Gerais. Um porta-voz do governo explica que a intenção do político é impedir que haja público em partidas do estado por no mínimo três meses após o fim do isolamento social. Ainda não há definição sobre o tema, mas a Federação Mineira de Futebol (FMF) informa que está disposta a acatar as determinações das autoridades em um eventual retorno do esporte, inclusive se houver disputa das seis datas finais do Campeonato Mineiro 2020. (Por Thiago Fernandes)