Topo

Jovens relacionados do São Paulo quebram marca histórica do clube

07/12/2019 16h39

As férias antecipadas para parte do elenco do São Paulo proporcionaram que garotos de Cotia compusessem o grupo que viajou para Maceió, neste sábado, para enfrentar o CSA, pela última rodada do Brasileirão-2019. Com isso, os garotos acabaram quebrando uma marca histórica do clube: a de maior número de relacionados formados pelas categorias de base.

TABELA

> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Dos 23 jogadores que viajaram para Alagoas, 21 são crias de Cotia. Apenas os laterais Igor Vinícius e Léo tiveram formação em outros clubes. A marca histórica batida durava 41 anos e havia sido estabelecida em 1978, quando pela Taça São Bernardo do Campo o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Aliança, e relacionou 17 atletas formados em suas categorias de base.

Além disso, essa invasão de Cotia traz uma estatística significativa referente à média de idade desses relacionados. Segundo o clube, essa média é de apenas 19,4 anos. Essa juventude também se revela pelo fato de todos os jogadores experientes do elenco já estarem de férias, deixando a missão da 38ª rodada para os garotos das equipes sub-17 e sub-20 do São Paulo.

Outra curiosidade é observar o mais velho e o mais novo entre esses relacionados. O lateral-esquerdo Léo, com 23 anos, é o mais experiente entre aqueles que viajaram. O mais novo, por sua vez, também é lateral pela esquerda. Trata-se de Patryck, que tem 16 anos e carrega o título de campeão do mundo sub-17 como titular da Seleção Brasileira.

Com um time recheado de garotos de Cotia, o São Paulo entra em campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o CSA, no Rei Pelé, pela 38ª rodada do Brasileirão-2019. O Tricolor ocupa a sexta posição na tabela com 60 pontos e não perderá seu posto independentemente do resultado. Enquanto isso, o time alagoano está em 18º lugar com 32 pontos e já está rebaixado para a Série B.