Topo

Futebol


Palmeiras pode atingir sua maior sequência sem sofrer gol desde maio

Luan e Gustavo Gómez em treino do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Luan e Gustavo Gómez em treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

21/09/2019 08h00

Exaltado por aumentar a posse de bola do Palmeiras, Mano Menezes terá, neste domingo (22), a oportunidade de repetir uma marca defensiva que o time não atinge desde maio. A equipe ficou sem sofrer gol nas duas últimas vezes em que entrou em campo e busca ampliar a marca diante do Fortaleza, no Ceará.

Depois de sair atrás no placar na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, na estreia do treinador, fora de casa, a defesa do Verdão foi imbatível nos triunfos por 3 a 0 diante do Fluminense e no 1 a 0 contra o Cruzeiro, ambos no Allianz Parque. Completar três jogos sem ser vazado é algo que a equipe teve pela última vez somente quando atingiu sete partidas nessa sequência.

Enquanto vivia seu melhor momento na temporada, de maio a junho, antes da parada das competições por conta da Copa América, o Palmeiras deixou claro como a defesa era um dos pontos mais importantes sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Luan e Gustavo Gómez, que formavam a zaga titular, chegaram a ficar mais de 1000 minutos imbatíveis.

A última sequência com mais de dois jogos sem ser vazado começou na vitória por 1 a 0 sobre o Inter, em 4 de maio, pelo Brasileiro, no Allianz Parque. A defesa manteve a marca nos triunfos por 1 a 0 sobre o San Lorenzo, 2 a 0 diante do Atlético-MG, 4 a 0 contra o Santos, 1 a 0 ante o Sampaio Corrêa, 1 a 0 sobre o Botafogo e 2 a 0 diante do Sampaio Corrêa, em 30 de maio, em casa. Só a Chapecoense, convertendo pênalti feito por Deyverson, quebrou a marca - mas perdeu por 2 a 1, em 2 de junho, pelo Brasileiro, em Santa Catarina.

Depois disso, o time já tinha ficado, no máximo, dois jogos sem sofrer gol, nas vitórias por 1 a 0 sobre o Athletico-PR e 2 a 0 contra o Avaí, ambos pelo Brasileiro, no Allianz Parque, em 8 e 13 de junho, respectivamente. A sequência acabou em amistoso disputado em 3 de julho, vencido por 2 a 1 pelo Guarani, em Campinas - na partida oficial seguinte, o primeiro após a Copa América, triunfo por 1 a 0 diante do Inter, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.

Para chegar à terceira partida com a defesa imbatível, Mano deve repetir a dupla formada por Gustavo Gómez e Luan, usada por ele pela primeira vez diante do Cruzeiro, no sábado passado. Antes, tanto contra Goiás, quando sofreu gol, e ante Fluminense, quando venceu por 3 a 0, o miolo da defesa teve Luan e Vitor Hugo, já que Gómez estava suspenso e com a seleção paraguaia.

O Palmeiras encara o Fortaleza às 16h deste domingo, no Castelão, no Ceará, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. O time de Mano Menezes ocupa a segunda posição, a três pontos do líder Flamengo, enquanto o time nordestino começa o fim de semana com 22 pontos, quatro acima da zona de rebaixamento.

Mais Futebol