Topo

Vasco aguarda definição no Brasileiro para começar planejamento de 2019

Vasco vive situação ruim e briga para não cair para a Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Vasco vive situação ruim e briga para não cair para a Série B do Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

19/11/2018 08h00

Com a situação indefinida no Campeonato Brasileiro, o Vasco ainda não começou a tratar sobre o planejamento para 2019. O clube cruz-maltino, presidido por Alexandre Campello, quer definir a sua situação na competição nacional antes de iniciar as movimentações de mercado na busca de contratações, possíveis dispensas no elenco e até o local para a pré-temporada. As decisões dependem de uma série de fatores, desde um caixa financeiro mais robusto com uma vaga na Conmebol Sul-Americana do próximo ano, até uma redução dos valores disponíveis em caixa caso sofra o rebaixamento para a Série B do Brasileiro.

O assunto é visto como delicado nos corredores de São Januário. Há a ciência de que os prejuízos se o rebaixamento acontecer serão enormes para o Vasco. Sem patrocinador master durante todo 2018, os pedidos financeiros para acertar com uma empresa para 2019 nesta posição, por exemplo, devem ser diminuídos. O valor referente à cota de transmissão dos jogos pela televisão também sofreriam queda caso ocorra o rebaixamento, fazendo com que os investimentos no elenco sejam tímidos. Prevaleceria, assim, a ideia de manutenção do máximo de jogadores do atual grupo para o próximo ano de trabalho.

Caso o Vasco consiga vencer os três jogos finais deste Campeonato Brasileiro - quinta e domingo em São Januário contra São Paulo e Palmeiras, respectivamente, e no próximo dia 2 em Fortaleza diante do Ceará -, o clube evitaria o rebaixamento na competição e, de quebra, poderia beliscar uma vaga para a Conmebol Sul-Americana de 2019. Este é visto nos corredores de São Januário como o melhor dos cenários possíveis. Daria maior leque de negociação por um valor elevado com empresas para o patrocínio master, não sofreria redução na cota de TV e teria ganhos financeiros com a exposição internacional.

Em relação ao local de pré-temporada, outra decisão que o Vasco esperará ter definido a situação no Campeonato Brasileiro antes de tomá-la, já aconteceram conversas para algumas opções. A expectativa, porém, é que só seja levada à frente com a permanência garantida na elite do futebol nacional em 2019. Se isto não ocorrer, a tendência é que os trabalhos no início do próximo ano sejam realizados no CT do Almirante, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em sua totalidade. O local vem recebendo os treinamentos cruz-maltinos ao longo deste 2018.

Internamente, o Vasco vem levando em consideração todos estes pontos. Como a diretoria administrada liderada por Alexadre Campello, com o auxílio de Alexandre Faria, diretor executivo de futebol, vem colocando em prática no time cruz-maltino uma política de austeridade na administração, cada passo é dado somente após um estudo dos prós e contras. Como a parte financeira é a mais importante durante uma gestão, passos em falso são evitados, o que levou a atitude de esperar ter selado o futuro no Campeonato Brasileiro antes de iniciar o planejamento para a próxima temporada.