Topo

Corinthians é quem usou menos jogadores. Grupo fechado ou falta de opção?

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

28/10/2017 06h40

Líder do Campeonato Brasileiro com seis pontos de vantagem após 30 rodadas, o Corinthians é o time que usou menos jogadores ao longo da competição. De acordo com levantamento realizado pelo LANCE!, apenas 27 atletas tiveram oportunidades com o técnico Fábio Carille, contra 40 do Grêmio, que é o time que mais recorreu às suas alternativas de elenco nesta edição da competição.

O debate criado pela estatística é: o Timão se fechou em torno de algumas referências no grupo ou, na verdade, não tem opções tão boas para utilizar na busca pelo título nacional? De acordo com o treinador, que mantém a escalação titular mesmo com a equipe em má fase, o elenco está fechado e até os reservas têm participação fundamental na campanha que já rendeu 59 pontos.

"Estou fechado com o grupo todo. Sei do momento do Jadson, mas ele pode decidir em uma bola, achar uma jogada que ninguém acha, então tenho que acreditar. Mas quem resolve o jogo não são 11, são 14. Quantas vezes o Clayson saiu do banco e fez gols? Quantas vezes o Marquinhos também participou? Quantas vezes tirei um volante marcador para colocar o Camacho? Uso os jogadores de acordo com a necessidade do jogo", diz o treinador.

O elenco atual do Corinthians tem 33 jogadores e oito não tiveram chances de entrar em campo no Brasileirão: Walter, Matheus e Caique (goleiros), Vilson (zagueiro), Ameixa e Mantuan (volantes) e Danilo e Rodrigo Figueiredo (meias). Entre os 27 utilizados ainda há o atacante Clayton, que foi devolvido de empréstimo ao Atlético-MG em agosto - ele tem dois gols pelo Timão no Brasileirão, ambos marcados na goleada por 5 a 2 contra o Vasco, em junho.

Nas últimas rodadas, uma série de titulares do Corinthians têm sido contestados em razão do desempenho. Nomes como Fagner, Guilherme Arana, Maycon, Jadson e Rodriguinho estão no alvo da torcida, e mesmo que suplentes como Clayson e Marquinhos Gabriel tenham mostrado serviço, Carille definiu a volta do time considerado ideal na partida deste domingo, contra a Ponte Preta, pela 31ª rodada do Brasileirão. Clayson, aliás, fez metade dos gols do Timão no segundo turno, mas inicia no banco de reservas.

Com grupo fechado ou sem opções, o Corinthians fez o melhor turno da história na primeira metade do Brasileirão e sofre para deslanchar no segundo turno. São três vitórias, três empates e cinco derrotas.

VEJA O NÚMERO DE JOGADORES UTILIZADOS POR CADA TIME NO BRASILEIRO:

Corinthians - 27
Avaí - 28
Flamengo - 31
Palmeiras - 31
Atlético-GO - 32
Bahia - 32
Cruzeiro - 32
Coritiba - 33
Sport - 34
Atlético-PR - 35
Botafogo - 36
Ponte Preta - 37
Vasco - 37
Vitória - 37
Chapecoense - 38
Fluminense - 38
Santos - 38
Atlético-MG - 39
São Paulo - 39
Grêmio - 40