Liga Europa: Experiente, United tenta parar o jovem e confiante Ajax
Nesta quarta-feira, Manchester United e Ajax se enfrentam pela final da Liga Europa. A partida acontecerá na Friends Arena, em Estocolmo, na Suécia. O confronto coloca frente a frente a experiência dos ingleses, liderados por José Mourinho, contra a juventude dos holandeses, que tem média de idade de apenas 22 anos.
Se antes o clima para a final era de empolgação, agora é de comoção e preocupação. Isso porque na noite da última segunda-feira aconteceu um ataque terrorista na Manchester Arena, logo após o final do show da cantora norte-americana Ariana Grande. A tragédia deixou ao menos 22 mortos e 59 feridos. A UEFA garantiu a segurança do jogo em nota oficial.
- A UEFA está chocada com os ataques de ontem (segunda-feira) em Manchester. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Até o momento não há informações da inteligencia que sugiram que a final da Liga Europa em Estocolmo seja alvo de ataques. A UEFA está trabalhando junto com as autoridades locais e a Federação Sueca por muitos meses e o risco terrorista foi levado em conta desde o início. Além disso, um número adicional de medidas de segurança foram implementados depois do ataque em Estocolmo, em abril - afirmou a entidade, pedindo ainda para que os torcedores cheguem cedo ao estádio.
UNITED LAMENTA ATENTADOS E QUER TERMINAR BEM A TEMPORADA
O Manchester United chegará ao seu 64º jogo na temporada e o mais importante para o clube no ano. Esta é a chance de, além de vencer a Liga Europa pela primeira vez em sua história, garantir uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.
O técnico José Mourinho poupou muitos de seus jogadores na rodada de encerramento do Campeonato Inglês, contra o Crystal Palace, utilizando jogadores com média de idade de 22 anos. Por isso, o português deve colocar sua força máxima em campo, utilizando Antonio Valencia, Daley Blind, Matteo Darmian, Ander Herrera, Juan Mata, Henrikh Mkhitaryan e Marcus Rashford.
Paul Pogba e Jesse Lingard atuaram apenas na primeira etapa da partida e ainda podem aparecer entre os titulares. Sergio Romero começará no gol. Quanto aos desfalques, nenhuma novidade. Além de Bailly, suspenso após levar um cartão vermelho na semifinal contra o Celta de Vigo, Shaw, Ibrahimovic, Rojo e Young seguem lesionados.
Devido aos trágicos eventos na cidade de Manchester, a entrevista coletiva de Mourinho antes da partida foi suspensa. O português se manifestou apenas através dos veículos oficiais dos Red Devils.
- Estamos todos muito tristes com os eventos trágicos da última noite. Não conseguimos tirar de nossas cabeças e corações as vítimas e suas famílias. Temos trabalho a fazer e vamos para a Suécia para isso. É uma pena não podemos ir com a felicidade que sempre temos antes dos jogos grandes - disse Mourinho.
AJAX APOSTA EM ATAQUE FORTE E JOVEM
O Ajax entrou na Liga Europa depois de ser eliminado nos playoffs da Liga dos Campeões, com um placar agregado de 5 a 2 para o Rostov. Os holandeses terminaram em primeiro lugar no Grupo G. Na fase de mata-mata, venceram o Légia Varsóvia (1 a ), Copenhague (3 a 2), Schalke 04 (4 a 3) e Lyon (5 a 4), chegando a Estocolmo.
O ataque é uma das principais armas do time. Os holandeses tem 24 gols contra 23 dos ingleses. Seus principais nomes são o meia Davy Klaasen, com 18 marcados em todas as competições, e Kasper Dolberg, que colocou a bola na rede 22 vezes.
O técnico Peter Bosz terá apenas dois problemas para a grande decisão. O primeiro, é Nick Viergever, que recebeu um cartão vermelho nos minutos finais do duelo contra o Lyon pela semifinal e está suspenso. O outro é Sinkgraven, que se recupera de lesão no joelho e não está em forma.
- Mandaria meus jogadores direto para o hospital se eles não estivessem nervosos. Especialmente porque é a primeira final deles. É totalmente normal ficar nervoso, eu só preciso ter certeza de que isso não atrapalhe eles. Temos a chance de ganhar o Manchester United se impusermos nosso jogo. Sei que meus jogadores são jovens, então temos que prepará-los - disse Bosz.
FICHA TÉCNICA
AJAX x MANCHESTER UNITED
DATA/HORA: 24/05/2017, às 15h45 (de Brasília)
LOCAL: Friends Arena, Estocolmo (SUE)
ÁRBITRO: Damir Skomina (ESL)
AJAX: Onana; Veltman, De Ligt, Sánchez, Riedewald; Klaassen, Schöne, Ziyech; Traoré, Dolberg, Younes. Técnico: Peter Bosz.
MANCHESTER UNITED: Romero; Valencia, Jones, Blind, Darmian; Fellaini, Herrera, Pogba; Lingard, Rashford, Mkhitaryan. Técnico: José Mourinho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.