Japão doa novos equipamentos de judô para o Instituto Reação
O Consulado do Japão no Rio de Janeiro, dentro do programa de Assistência a Projetos Comunitários Culturais do Governo do Japão, fez a doação de novos equipamentos para o Instituto Reação. A assinatura do compromisso foi realizada nesta quinta-feira no Polo Cidade de Deus do Instituto, com a presença de Tsuyoshi Yamamoto, cônsul geral do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, e Flavio Canto, presidente do Instituto Reação.
- O programa tem foco em facilitar a atuação esportiva e fortalecer a amizade entre os países. O esporte é uma forma de mudança social e esta iniciativa é nossa forma de contribuir para a comunidade - explicou o Cônsul geral Yamamoto.
- Nossos tatames eram emprestados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Agora, com esta doação, poderemos comprar nosso próprio material, que devemos honrar com muito treinamento - disse Flavio Canto, diretor presidente do Instituto Reação.
Também estiveram presentes a medalhista olímpica, judoca Rafaela Silva, aluna do Instituto desde criança, o judoca Victor Penalber, medalha de bronze no Mundial de Judô de 2015, Geraldo Bernardes, coordenador do programa Reação Olímpico, os atletas olímpicos refugiados Popole Misenga e Yolande Bukasa.
A doação será utilizada na compra e instalação de 200 tatames, 150 quimonos e equipamentos para fisioterapia. O objetivo é estimular a prática do esporte e proporcionar equipamentos adequados para as aulas de judô dos 1.300 alunos nos cinco polos do Instituto Reação.
Criado em 2003 pelo medalhista olímpico Flavio Canto e amigos, o Instituto Reação é uma organização não-governamental que promove a inclusão social por meio do esporte e educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. O Instituto atende 1.300 crianças e jovens, a partir de quatro anos de idade, em cinco polos - Cidade de Deus, Rocinha, Pequena Cruzada, Tubiacanga e Deodoro.
O programa de Assistência a Projetos Comunitários Culturais desenvolvido pelo Consulado do Japão tem como meta reforçar laços e as trocas culturais entre o Japão e países em desenvolvimento. Entre os campos apoiados está o Esporte, com o projeto Sports For Tomorrow, que foca estimular a prática desportiva, promover os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e usar o esporte como forma de mudança social por um futuro melhor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.