Conheça o Santos-AP, adversário do Vasco na primeira fase da Copa do Brasil
Pela segunda vez, o Peixe da Amazônia enfrenta um time da Série A. No sorteio da Copa do Brasil, que a CBF realizou nesta quinta-feira (15), ficou determinado que o Cruz-Maltino vai ao Estádio Olímpico Zerão, em Macapá, para enfrentar o Santos-AP
Com apenas 43 anos, o Peixe amapaense, time da Série D do Campeonato Brasileiro, que surgiu a partir de um grupo de amigos, que inspirados no Santos de Pelé, Pepe e Coutinho (1973), decidiram criar um clube que, mais tarde, se tornaria uma fábrica de campeões.
Em meados de 1987, na segunda divisão do Campeonato Amapaense, o time conquistou seu primeiro título e, no ano seguinte, tornou-se bicampeão. Na década de 90, o clube sentiu a necessidade de acompanhar o novo modelo de se fazer futebol e se profissionalizou, em 1998, na Federação Amapaense de Futebol (FAF).
O primeiro título como profissional, veio na virada do século. O clube estava passando por momentos difíceis, sem recursos, campo para treinar e patrocinador. Mesmo com dificuldades, o time venceu por 3 a 1 o Mazagão Atlético Clube (MAC), com gols de Dengo Beirol, Penafort e Dinamite, Santos-AP tornou-se o Campeão Estadual da Série A em 2000.
Em 2003, o Peixe amapaense voltou à 2ª divisão e só conseguiu ser promovido em 2007, quando conquistou mais uma Série B do campeonato estadual. O segundo título de campeão na série A, veio em 2013. A partir daí, o time arrancou, tornando-se bi, tri, tetra e penta nos anos seguintes.
Novidades na Copa do Brasil: durante as duas primeiras fases do torneio, o jogo será único. Na primeira fase, o clube que estiver em posição mais elevada no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Vasco), vai ter a vantagem do empate e a partida será disputada na casa do que estiver menor rankeado (Santos-AP). Na segunda, se houver empate, a classificação será decidida na disputa de pênaltis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.