Topo

Caballero vira herói, brasileiros perdem pênalti e City é campeão

28/02/2016 16h28

O Manchester City conquistou pela quarta vez a Copa da Liga Inglesa. Nos pênaltis, a equipe fez 3 a 1 no Liverpool e faturou o caneco. No tempo normal, 1 a 1, com gols de Fernandinho e Philippe Coutinho. Destaque para o goleiro Caballero, que pegou três penalidades. Na cobrança final, Yaya Touré colocou no cantinho e correu para o abraço. 

Lucas Leiva, Philippe Coutinho e Lallana perderam para o Liverpool, todas com defesa de Caballero. Fernandinho desperdiçou para o City.

O Manchester City poderia ter liquidado a fatura em muitos lances, mas pecou na finalização, principalmente com Sterling. A equipe foi amplamente superior e levou o gol na primeira chance do Liverpool, já na reta final da partida. E este pode ter sido o último título de Manuel Pellegrini nos Citizens, uma vez que o treinador vai deixar o clube no fim da temporada e será substituído por Pep Guardiola. No entanto, o chileno ainda luta pelos canecos da Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês.

O JOGO

O técnico Manuel Pellegrini manteve a formação clássica do City, com três meias e um atacante. Ele deixou Yaya Touré mais recuado e adiantou Fernandinho, que aparecia como elemento surpresa pela direita, com Sterling pela esquerda e David Silva pelo meio. No Liverpool, Klopp deixou Sturridge como homem mais avançado, com Firmino encostando.

Na primeira etapa, o que se viu foi um duelo bastante equilibrado, sem muitas chances reais de gol. As equipes marcavam bastante e reduziam o espaço do adversário. No entanto, em um contra-ataque, David Silva colocou Agüero na boa. Ele entortou Lucas Leiva, tirou de Sakho e chutou na trave.

No segundo tempo, o Manchester City voltou mandando na partida e contou com a falta de criatividade do Liverpool. Logo aos quatro minutos, Agüero foi lançado por David Silva. O argentino viu a aproximação de Fernandinho e rolou na medida para o brasileiro, que chutou forte. A bola passou embaixo de Mignolet, que aceitou.

O City seguiu com grande domínio da partida e encurralou o Liverpool. Novamente David Silva puxou contra-ataque e cruzou para Sterling. O atacante, sozinho, escolheu o canto e mandou para fora. Delírio da torcida do Liverpool, que viu seu ex-jogador perder o gol.

E só dava City. Agüero tirou Milner e Lucas Leiva com dois dribles e cruzou. Sterling novamente teve a chance de ampliar, mas errou o alvo. E a falta de capricho do ex-jogador do Liverpool foi fatal.

No primeiro lance de perigo do Liverpool, gol de Coutinho. Origi perdeu a jogada na entrada da área, mas a bola sobrou com Sturridge. O atacante cruzou para Milner mandar na trave. Na sobra, o brasileiro chutou para empatar a partida.

Se falhou no gol do City, Mignolet fechou a meta no fim do segundo tempo, levando o jogo para prorrogação. Em cruzamento de Sterling, Fernando bateu da marca do pênalti e o goleiro belga salvou. O arqueiro impediria mais um gol certo do time de Manchester ao pidir com Yaya Touré após cobrança de escanteio.

A prorrogação começou em ritmo morno, com as equipes se estudando. Mas o City voltou a perder chance clara de gol. David Silva lançou Agüero, que bateu colocado. Mas Mignolet fez outro milagre e evitou o gol do Manchester.

O Liverpool voltou mais agressivo no segundo tempo da prorrogação. E  quem fez milagre desta vez foi Caballero. Em cruzamento da direita, Origi cabeceou e o goleiro argentino fez linda defesa, evitando o segundo gol dos Reds. Por outro lado, Milner quase entregou o ouro ao bandido. Ele recuou mal para Mignolet e Agüero quase aproveitou, e acabou chutando para fora.

Nos minutos finais, o jogo ficou quente. Após falta em Bony no meio de campo, Yaya Touré deu uma entrada forte em Lallana, já com a partida parada. Os dois se estranharam, quase se agrediram e levaram amarelo. Como o empate prosseguiu, o duelo foi para os pênaltis.

O Liverpool começou marcando, com Emre Can. Fernandinho, para o City, jogou na trave. Foi a vez de Lucas Leiva ir para cobrança, mas Caballero pegou. Navas, no cantinho, fez o primeiro do City.

Philippe Coutinho teve a chance de colocar o Liverpool em vantagem, mas bateu mal e Caballero pegou. Agüero fez 2 a 1 para os Citizens. Lallana perdeu o terceiro para os Reds e, novamente, o goleiro argentino defendeu. 

Experiente, Yaya Touré foi para a cobrança e marcou, garantindo mais um troféu para o Manchester City.