Topo

Morre aos 40 anos a maratonista Graciete Santana que participou da Rio-2016

A maratonista Graciete Santana - Divulgação/CBAt
A maratonista Graciete Santana Imagem: Divulgação/CBAt

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/09/2021 14h26

A atleta olímpica Graciete Moreira Carneiro Santana, que disputou a maratona nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, faleceu nesta quinta-feira, 16. A maratonista foi diagnosticada com melanoma severo e vinha passando por tratamento contra o câncer, mas não resistiu.

A informação foi confirmada por Joelson Moreira Carneiro, irmão de Graciete. Baiana de Serra Preta. Ela representou o Cruzeiro nas competições e estava registrada na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) pela Associação de Atletismo Simõesfilhense (AASF).

"Uma pena que ela tenha perdido essa corrida contra o câncer. O atletismo brasileiro está em luto. Muito triste. Nossos cumprimentos ao marido e treinador, Domingos Alves, a família, amigos, a comunidade do atletismo da Bahia e a grande comunidade de atletismo do fundo. Faz a gente refletir muito sobre a importância de viver intensamente e se cuidar porque o risco ao melanoma é grande para quem se expõe ao sol. ", afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.

Graciete tinha vitórias nas maratonas de Londrina e Florianópolis e sua melhor marca para a prova, segundo perfil da Wolrd Athletics e da CBAt, era de 2:38.33, obtida em Sevilha, na Espanha, em 2016. Foi 128ª colocada na maratona olímpica (3h09min15).

Nos 25 km, a atleta tinha duas marcas entre as dez melhores de sua carreira, de 1h32min11, em 2014, e de 1h32min53, em 2013, ambas obtidas em Aracaju. Sua melhor marca na meia maratona era 1h18min55, na Meia Maratona Internacional da Bahia, em 2015.