Como Palmeiras ajudou Flaco a perder 'medo de comer' para ficar forte

Flaco López está vivendo uma lua de mel com o torcedor do Palmeiras: ele é o artilheiro do Campeonato Paulista, vem de um jogo com três gols marcados e virou titular absoluto da equipe de Abel Ferreira. A evolução do argentino de 23 anos tem relação direta com o departamento profissional do Alviverde, que traçou um plano para Flaco deslanchar.

O que aconteceu

O departamento de nutrição do clube percebeu que o atacante tinha "medo de comer" e acabou perdendo peso após sua chegada ao Brasil. Ele chegou ao clube com 77 kg, e baixou o peso para 74,9.

A gente percebeu que quando ele chegou, ele começou a fazer nossos treinamentos, e como ele não tinha uma habilidade boa de consumo energético, até um pouco de medo de comer, ele baixou o peso. Ele chegou com 77-76 kg e ele baixou o peso. Isso porque o ambiente dele estava muito catabólico, ele estava perdendo ao invés de ganhar peso e de ganhar força, e de ganhar estrutura. Mirtes Stancanelli, nutricionista do clube, em entrevista à TV Palmeiras

As temperaturas no Brasil também foram um problema para o jogador. Na Argentina, Flaco não estava acostumado com o calor intenso e seu corpo não estava preparado para um desgaste tão grande.

Flaco levava marmita do CT para casa e fez trabalho de fortalecimento para alcançar os 79 kg. O jogador ganhou 4,2 kg após o trabalho conjunto da preparação física do clube e da nutrição, e isso impactou diretamente no desempenho do atleta em 2024. Flaco se sente muito menos desgastado após os jogos e tem conseguido atuar por muito mais tempo.

Com apenas 13 jogos na temporada, Flaco está perto de superar a melhor marca de sua carreira em gols. Em 2024, o argentino já marcou 10. Sua melhor marca da carreira foi atuando pelo Lanús, em 2021, com 14 gols em 37 jogos.

José Manuel López ganhou o apelido de "Flaco" na Argentina justamente por ser muito alto [1,90m] e magro. Em espanhol, flaco significa magro.

Flaco López ganhou mais de 4kgs graças ao trabalho conjunto de profissionais do Palmeiras
Flaco López ganhou mais de 4kgs graças ao trabalho conjunto de profissionais do Palmeiras Imagem: Reprodução/TV Palmeiras

Eu acho que deu certo porque termino os jogos me sentindo muito confortável. Me sinto muito mais forte e mais preparado para os choques de um jogo normal. Quando eu cheguei, sofria muito nos jogos, talvez meu corpo não estava preparado para um desgaste tão grande e nas temperatura que aqui [Brasil] se jogam, que são muito altas. Flaco López, em entrevista à TV Palmeiras.

Continua após a publicidade

Flávia Magalhães, médica e nutricionista com passagens por clubes e seleção brasileira, conversou com o UOL e explicou a importância da nutrição na vida dos atletas: "Assim como a parte física, técnica e mental, a nutrição é um dos pilares da vida de qualquer atleta e vem ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo. Ela influencia diretamente no desempenho do indivíduo e, de acordo com o que foi divulgado pelo clube, o Flaco é um exemplo disso".

Destro ou canhoto? Artilheiro ainda não marcou com o pé bom

Flaco López, do Palmeiras, celebra gol sobre o São Bernardo em jogo do Campeonato Paulista
Flaco López, do Palmeiras, celebra gol sobre o São Bernardo em jogo do Campeonato Paulista Imagem: CAIO DE SOUSA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Flaco López é canhoto, mas até o momento nesta temporada não marcou um gol sequer com o "pé bom". Foram seis gols marcados de cabeça e quatro com o pé direito.

Tanto faz. Seja do jeito que for, todos valem um. Então, estou feliz pelos 10 gols no Campeonato Paulista. Flaco López, após marcar três gols contra a Ponte Preta

Em 2022 e 2023 somados, Flaco havia marcado 10 gols pelo Palmeiras. Na atual temporada, ele já igualou essa marca.

Continua após a publicidade

Canal do Palmeiras no WhatsApp

Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes