Corinthians x Cruzeiro: por que final da Copinha será na Neo Química Arena?

Corinthians e Cruzeiro fazem, a partir das 15h30 (de Brasília) de amanhã, a final da Copinha. O jogo será disputado na Neo Química Arena, estádio da equipe paulista.

Por que Itaquera?

A decisão se baseou no regulamento da FPF (Federação Paulista de Futebol), organizadora do evento, que viu o Pacaembu ainda em obras e, portanto, indisponível. O estádio municipal é, historicamente, palco da decisão do torneio.

O texto prevê que a entidade decida o local caso o time de melhor campanha não seja de São Paulo — o Cruzeiro teve um desempenho superior ao do time paulista nas fases anteriores.

O que diz o regulamento

"Caso um clube sediado na capital do Estado de São Paulo alcance a final da competição, sendo detentor da melhor campanha, a partida final será realizada em seu respectivo estádio, desde que atendidos os critérios relativos à operação da partida. Na hipótese de o clube adversário ser o detentor da melhor campanha, a FPF ficará responsável por indicar o local da partida final da competição, observando-se as recomendações do MPSP e da Polícia Militar do Estado de São Paulo".

O que diz a FPF ao UOL

"O local da decisão foi definido pela Federação Paulista de Futebol seguindo critérios de segurança, conforme prevê o regulamento da competição."

Novela durou dias

A ideia inicial da FPF era ter a decisão no Pacaembu, estádio municipal que tradicionalmente sedia o evento.

Continua após a publicidade

O local, no entanto, ainda passa por reformas e não está pronto para receber eventos esportivos com público.

Obras do estádio do Pacaembu
Obras do estádio do Pacaembu Imagem: Marcelo Justo/UOL

Desde então, nomes como Vila Belmiro e Neo Química Arena surgiram como opções — a FPF, no entanto, prevê em regulamento que a decisão aconteça dentro da cidade de São Paulo, fato que excluiu o estádio santista. A final da Copinha marca o aniversário da capital.

A casa do Corinthians ganhou força justamente com a eliminação do Santos nas oitavas de final, já que o alvinegro tornou-se o único "grande" do estado a sobreviver no torneio.

A Neo Química Arena foi anunciada logo depois de os finalistas serem conhecidos. A FPF divulgou, junto com o local da disputa, o horário do apito inicial: 15h30 (de Brasília).

Deixe seu comentário

Só para assinantes