Ex-colega de Beckenbauer diz que 'time do céu está muito forte' após mortes

Oscar Bernardi, ex-zagueiro da seleção brasileira que jogou com o alemão Franz Beckenbauer no NY Cosmos, lamentou ao UOL as mortes de estrelas que marcaram o futebol.

O que aconteceu

Oscar exaltou o ex-companheiro de time, que morreu no início da semana, aos 78 anos. Os dois atuaram juntos por cerca de oito meses, em 1981, no time dos Estados Unidos, antes de o brasileiro revelado pela Ponte Preta retornar ao Brasil para defender o São Paulo — e ficar no radar da seleção, já que os jogos de lá não eram transmitidos por aqui.

Ele destacou que o defensor alemão era um "treinador dentro de campo". Além dos diversos títulos na carreira, depois da aposentadoria Beckenbauer se tornou um dos únicos três boleiros que foi campeão do mundo como jogador e como técnico — junto de Zagallo e do francês Didier Deschamps.

O melhor da posição. Ele era extremamente técnico, conhecia a posição, tinha muita moral com o clube e a torcida. Era um treinador dentro de campo, tanto que depois foi técnico e campeão da Copa. Oscar Bernardi, sobre Beckenbauer

Oscar Bernardi, ex-zagueiro da seleção brasileira
Oscar Bernardi, ex-zagueiro da seleção brasileira Imagem: Reprodução/Instagram/oscarbernardi

O brasileiro ainda citou Pelé para definir o tamanho do alemão na história do esporte. "Incontestáveis, melhores na posição", afirmou, ressaltando que, como dividiu o gramado com ambos, tem propriedade para falar.

O ex-zagueiro lamentou a morte de jogadores como Beckenbauer, Pelé, Maradona e Zagallo. "Fase que a gente não espera acontecer. Difícil se acostumar sem Pelé, sei o que representava para o mundo. Nomes mais conhecidos no futebol mundial." Para ele, que também jogou com Carlos Alberto Capita no Cosmos, é muito difícil que apareçam outros jogadores no mesmo nível dessas estrelas.

Oscar completou dizendo que o "time do céu está ficando muito forte". Aos 69 anos e após se tornar avô pela primeira vez, Oscar brincou: "Tomara que não estejam precisando de um zagueiro central".

Não tem ninguém para esses dois, Pelé e Beckenbauer. Incontestáveis, melhores na posição. Joguei com eles, posso dizer. Nas Copas que joguei [1978, 82 e 86], Zagallo não estava. Ele tem bastante história, perda muito grande. O time do céu está muito forte, tomara que não estejam precisando de um zagueiro central.

Continua após a publicidade
Oscar (número 4) e Beckenbauer (número 6) na foto do elenco do NY Cosmos, em 1980
Oscar (número 4) e Beckenbauer (número 6) na foto do elenco do NY Cosmos, em 1980 Imagem: Cosmos/Getty
Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes