CBF vai responder a processo disciplinar na Fifa por briga no Maracanã

A briga entre torcedores brasileiros, argentinos e a polícia vai resultar em um processo disciplinar contra a CBF na Fifa.

O que aconteceu

A entidade vai responder por ser organizadora da partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias. Como mandante, a CBF é responsável legalmente, diante da Fifa, pela segurança da partida e por episódios que acontecerem no seu estádio.

A Fifa, que é responsável pelas Eliminatórias, instaura o procedimento após receber o relatório do delegado da partida. Episódios desse tipo podem resultar em multa ou fechamento parcial ou total de um estádio.

CBF pagou caro pelo clássico da Anvisa

A conta do Brasil x Argentina anterior em solo brasileiro já tinha caído parcialmente sobre a CBF. Ela foi organizadora também do jogo em setembro de 2021 que foi interrompido logo aos cinco minutos de jogo, após agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal invadir o gramado da NeoQuímica Arena para tirar do jogo quatro jogadores argentinos que não tinham cumprido quarentena quando vieram da Inglaterra.

Os órgãos judiciais da Fifa acabaram cancelando o jogo. Mas a CBF foi multada em 300 mil francos suíços (R$ 1,6 milhão, à época), enquanto a AFA precisou pagar 150 mil francos suíços (cerca de R$ 812 mil).

Deixe seu comentário

Só para assinantes