Inglaterra sofre com a Macedônia do Norte, empata e termina 2023 invicta

A Inglaterra visitou a Macedônia do Norte na tarde de hoje (20), na última rodada das eliminatórias para a Eurocopa, e saiu de lá com um sofrido empate por 1 a 1, que assegurou a manutenção de uma importante série invicta na temporada.

Os macedônios saíram na frente com Bardhi, que perdeu um pênalti mas marcou no rebote. No segundo tempo, os ingleses empataram com gol contra de Atanasov, em participação de Kane, que havia acabado de entrar.

A Inglaterra encerra a participação no Grupo C na liderança, com 20 pontos em oito jogos: foram seis vitórias, dois empates, 22 gols marcados e somente quatro sofridos. A Macedônia do Norte, sem a classificação, encerra em quarto lugar, com oito pontos: foram duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Invictos em 2023: a Inglaterra não sabe o que é perder desde que foi eliminada pela França nas quartas de final da Copa do Mundo, em dezembro passado. O English Team encerrará o ano sem derrotas.

Como foi o jogo

A Inglaterra foi melhor no começo, especulando na defesa adversária, e parou na trave em um chute de fora da área de Rice, aos 14.

Sem Kane, sem pontaria: além da bola no poste, os ingleses perderam oportunidades com Watkins, três vezes, e Rico Lewis, que chutou com perigo no fim do primeiro tempo. Com os donos da casa bem postados na defesa, o English Team penou para achar espaço para as finalizações.

Reclamação de pênalti: os macedônios reclamaram de pênalti duas vezes no primeiro tempo. Na primeira, pediram falta na área de Maguire, que tentou corrigir lambança trombando com Elmas. O árbitro não marcou a penalidade.

Gol macedônio: o segundo pedido de pênalti ocorreu aos 36, após Rico Lewis dividir a bola pelo alto com Miosvki e, de costas, acertar um tapa no rosto do atacante. Dessa vez, foi atendido. Inicialmente o árbitro não marcou, mas, após ser chamado pelo VAR, revisou e apontou a penalidade. Na cobrança, Bardhi bateu firme, Pickford espalmou e o cobrador se redimiu no rebote, enchendo o pé para o fundo do gol.

Continua após a publicidade

Grealish marca, mas o VAR anula: logo no início da etapa final, Saka fez ótima jogada pela direita, deixou dois para trás e cruzou à meia altura. Grealish apareceu no segundo pau e completou para o gol. Minutos após uma demorada revisão, a videoarbitragem assinalou o impedimento.

O grandão tem estrela: até então no campo, Kane entrou em campo e, em questão de segundos, ajudou a Inglaterra a empatar. Foden cobrou escanteio fechado aos 13, e Atanasov, que acompanhava o centroavante na marcação, desviou e marcou contra.

Foden e Kane comemoram gol da Inglaterra contra a Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias da Euro
Foden e Kane comemoram gol da Inglaterra contra a Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias da Euro Imagem: Peter Cziborra/Reuters

Sem força máxima

A Inglaterra começou a partida sem seus dois principais jogadores. Com uma lesão no ombro, Bellingham não atuou nesta Data Fifa. No meio atuaram Rice, Alexander-Arnold, Saka e Foden.

Já Harry Kane foi poupado de atuar na partida inteira, iniciando o duelo de hoje no banco de reservas. Ao entrar, teve participação no gol de empate logo no primeiro minuto em campo.

Continua após a publicidade

Invencibilidade em 2023

Até entrar em campo hoje, a Inglaterra não perdia desde dezembro do ano passado, quando foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo após perder por 2 a 1 para a vice-campeã França.

De lá para cá, haviam sido nove jogos em 2023, com uma sequência excelente de oito vitórias - duas delas contra a Itália - e um empate.

Agora, estão invictos há dez jogos e encerrarão o ano sem perder. O próximo confronto dos ingleses será apenas em março de 2024, contra o Brasil.

No outro jogo da chave, a Itália empatou em 0 a 0 com a Ucrânia e assegurou a segunda posição do grupo, avançando também à Eurocopa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes