Ex-presidente da Fifa, Blatter detona novo formato da Copa: 'Absurdo'

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou as mudanças no formato da Copa do Mundo de 2030 feitas pela entidade.

O que aconteceu

Joseph Blatter acha que a Copa do Mundo não deveria acontecer em seis países de três continentes diferentes. As críticas do dirigente foram ditas ao jornal SonntagsBlick.

O suíço de 87 anos defendeu a ideia de que a Copa seja um evento "compacto", para preservar a identidade do torneio.

Blatter sugeriu que a Copa de 2030 deveria ocorrer exclusivamente na América do Sul, por causa do centésimo aniversário do primeiro torneio vencido pelo Uruguai.

O dirigente já havia criticado a entidade por conceder a última Copa ao Qatar, argumentando que o país do Oriente Médio era muito pequeno. Ele foi presidente da Fifa de 1998 a 2015 e saiu após uma investigação de corrupção.

É um absurdo destruir o torneio desta forma. A Copa do Mundo deve ser um evento compacto. Por razões históricas, a Copa do Mundo de 2030 deveria pertencer exclusivamente à América do Sul.
Joseph Blatter

Copa do Mundo de 2030

O Mundial de 2030 terá seis anfitriões, com divisão em duas partes. Uruguai, Argentina e Paraguai farão três jogos de abertura, para comemorar o centenário da competição. Como sedes principais, Marrocos, Espanha e Portugal realizarão os demais confrontos.

O primeiro jogo da Copa do Mundo de 2030 acontecerá no Estádio Centenário, em Montevidéu. O local foi palco da primeira final da história do torneio, na qual a seleção uruguaia se sagrou campeã em cima da Argentina.

Continua após a publicidade

Será a primeira vez que a Copa ocorrerá em seis países. A edição de 2026 já quebraria o recorde, com três sedes: México, Estados Unidos e Canadá.

As seis seleções — Espanha, Portugal, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai — estão automaticamente qualificadas para a Copa do Mundo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes